Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12430
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
carlaperantoniribeiroenathaliacristinalopes.pdf2.75 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Morgado, Débora Pinguello-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4323014402336250pt_BR
dc.contributor.referee1Pires, Marianna Ribeiro-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3325424215610460pt_BR
dc.contributor.referee2Fonseca, Annelise Nani da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3680077368397791pt_BR
dc.creatorRibeiro, Carla Martins Perantoni-
dc.creatorLopes, Nathália Cristina-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/-
dc.date.accessioned2021-03-09T13:52:04Z-
dc.date.available2021-03-09-
dc.date.available2021-03-09T13:52:04Z-
dc.date.issued2020-08-19-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12430-
dc.description.abstractCatalogs are considered showcases, with high impact power, as images influence consumption, stimulating wants and needs. The Brazilian company Hermes stood out in the late 20th century with retail fashion, through catalog resellers. Its importance is not only due to the sale of accessible products, but also to the popularization of fashion in Brazil, by expanding access to TV sets, spreading the image of fashion portrayed in soap operas and influenced by celebrities of all social levels. Reselling through catalogs, although constituting precarious work, was a tool for women from the poorest classes to supplement family income, in addition to promoting integration and socialization among women. Based on the above, the study will be carried out with the aim of analyzing the diffusion of fashion in popular Hermes catalogs and its social role mainly in relation to women, appearance, work and sociability. The methodology will be through bibliographic research and focused interview, applied specifically to resellers of products by catalog.pt_BR
dc.description.resumoOs catálogos são considerados vitrines, com alto poder de impacto, já que as imagens influenciam o consumo, estimulando o desejo e as necessidades. A empresa brasileira Hermes se destacou no final do século XX com o comércio varejista de moda através de revendas por catálogo. Sua importância se deu não somente pela venda de produtos com preços acessíveis, mas também pela popularização da moda no Brasil por meio da ampliação do acesso aos aparelhos de TV, difundindo assim a imagem de moda retratada nas novelas e influenciada pelas celebridades para todas as camadas sociais. A revenda por catálogos, ainda que constitua um trabalho precarizado, foi uma ferramenta para que as mulheres das classes mais pobres complementassem a renda familiar, além de promover uma integração e sociabilização entre mulheres. A partir do exposto, o estudo será realizado com o intuito de analisar a difusão da moda através dos populares catálogos Hermes e seu papel social principalmente em relação às mulheres, sua aparência, seu trabalho e sociabilidades. A metodologia será por meio de pesquisa bibliográfica e entrevista focalizada, aplicada especificadamente às mulheres revendedoras de produtos por catálogo.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentIAD – Instituto de Artes e Designpt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCatálogo Hermespt_BR
dc.subjectConsumo de modapt_BR
dc.subjectTelenovelapt_BR
dc.subjectSociabilidadespt_BR
dc.subjectVendas diretaspt_BR
dc.subjectHermes Catalogpt_BR
dc.subjectFashion consumptionpt_BR
dc.subjectSoap operapt_BR
dc.subjectSociabilitiespt_BR
dc.subjectDirect salept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.titleA popularização da moda nos anos 1990 e 2000 por meio das revendedoras dos catálogos Hermespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Appears in Collections:Bacharelado em Moda - TCC Graduação



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons