https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12426
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
juliazerlotinidelucas.pdf | 4.29 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Dissertação |
Título: | Posse responsável de animais de companhia como oportunidade para a educação ambiental na escola |
Autor(es): | Lucas, Júlia Zerlotini de |
Primeiro Orientador: | Sant’Anna, Aline Cristina |
Membro da banca: | Somavilla, Nádia Silvia |
Membro da banca: | Camarotti , Maria de Fátima |
Resumo: | A educação ambiental está garantida na Constituição Federal e deve estar presente em todas etapas e modalidades do processo educativo. Entre as várias temáticas possíveis, para uma ação educacional eficiente, é preciso perceber as necessidades que permeiam a realidade do aluno e que sejam relevantes em escala local. Por esse motivo, a temática escolhida no trabalho está relacionada à qualidade ambiental do meio urbano, onde entram as causas relacionadas aos animais abandonados e às consequências do abandono. O abandono de animais domésticos nas ruas, além de prejudicial para o bem-estar animal, é também prejudicial à economia, saúde e ecologia das cidades. Partindo da premissa que a educação ambiental é um tema transversal, nasce a proposta de desenvolver uma sequência didática que trabalhe as habilidades curriculares relacionadas à zoologia previstas no currículo de Biologia do 2º ano do ensino médio e promova a educação ambiental em seu sentido mais amplo, visando a integração, contextualização, socialização e formação de cidadãos conscientes. A sequência didática foi desenvolvida utilizando atividades do ensino por investigação, priorizando que o aluno seja protagonista de todo processo, sendo o professor o agente facilitador. Os levantamentos discutidos no trabalho permitiram a adequação da sequência didática em um produto final em conformidade com conteúdos e habilidades cognitivas e socioemocionais que estão presentes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para desenvolvimento em alunos do ensino médio, estando este produto final disponível para aplicação em outras unidades de ensino. |
Abstract: | Environmental education is guaranteed in the Federal Constitution and must be present in all stages and modalities of the educational process. Among the various possible themes, in order to build an efficient educational action, it is necessary to understand the needs that permeate the student's reality and that is relevant on the local scale. For this reason, the theme chosen in this work is related to the environmental quality of the urban environment, which includes causes related to abandoned animals and the consequences of abandonment. The abandonment of pets on the streets is not only harmful to animal welfare, it is also harmful to the economy, health and ecology of the cities. Based on the premise that environmental education is a crosscutting theme, the proposal is to develop a didactic sequence that works with the curricular skills related to zoology, foreseen in the Biology curriculum of the 2nd year of high school, and that promotes environmental education in its broadest sense, aiming the integration, contextualization, socialization and training of conscientious citizens. The didactic sequence was developed using research teaching activities, prioritizing the student to be the protagonist of the whole process, with the teacher being the facilitating agent. The surveys discussed in the work allowed the adaptation of the didactic sequence in a final product in accordance with content, cognitive and socioemotional skills that are present at National Common Curricular Base (BNCC) for development in high school students, with this final product available for application in other teaching units. |
Palavras-chave: | Animais domésticos Aprendizagem investigativa Ensino de zoologia Zoonoses Domestic animals Investigative learning Zoology Education Zoonosis |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | ICB – Instituto de Ciências Biológicas |
Programa: | Programa Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO (Campus JF) |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12426 |
Data do documento: | 24-Nov-2020 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO (Campus JF) |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons