Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12426
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
juliazerlotinidelucas.pdf4.29 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Sant’Anna, Aline Cristina-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2447411715133128pt_BR
dc.contributor.referee1Somavilla, Nádia Silvia-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4094827834234305pt_BR
dc.contributor.referee2Camarotti , Maria de Fátima-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1578146214856644pt_BR
dc.creatorLucas, Júlia Zerlotini de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2079487847248774pt_BR
dc.date.accessioned2021-03-09T13:50:06Z-
dc.date.available2021-03-09-
dc.date.available2021-03-09T13:50:06Z-
dc.date.issued2020-11-24-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12426-
dc.description.abstractEnvironmental education is guaranteed in the Federal Constitution and must be present in all stages and modalities of the educational process. Among the various possible themes, in order to build an efficient educational action, it is necessary to understand the needs that permeate the student's reality and that is relevant on the local scale. For this reason, the theme chosen in this work is related to the environmental quality of the urban environment, which includes causes related to abandoned animals and the consequences of abandonment. The abandonment of pets on the streets is not only harmful to animal welfare, it is also harmful to the economy, health and ecology of the cities. Based on the premise that environmental education is a crosscutting theme, the proposal is to develop a didactic sequence that works with the curricular skills related to zoology, foreseen in the Biology curriculum of the 2nd year of high school, and that promotes environmental education in its broadest sense, aiming the integration, contextualization, socialization and training of conscientious citizens. The didactic sequence was developed using research teaching activities, prioritizing the student to be the protagonist of the whole process, with the teacher being the facilitating agent. The surveys discussed in the work allowed the adaptation of the didactic sequence in a final product in accordance with content, cognitive and socioemotional skills that are present at National Common Curricular Base (BNCC) for development in high school students, with this final product available for application in other teaching units.pt_BR
dc.description.resumoA educação ambiental está garantida na Constituição Federal e deve estar presente em todas etapas e modalidades do processo educativo. Entre as várias temáticas possíveis, para uma ação educacional eficiente, é preciso perceber as necessidades que permeiam a realidade do aluno e que sejam relevantes em escala local. Por esse motivo, a temática escolhida no trabalho está relacionada à qualidade ambiental do meio urbano, onde entram as causas relacionadas aos animais abandonados e às consequências do abandono. O abandono de animais domésticos nas ruas, além de prejudicial para o bem-estar animal, é também prejudicial à economia, saúde e ecologia das cidades. Partindo da premissa que a educação ambiental é um tema transversal, nasce a proposta de desenvolver uma sequência didática que trabalhe as habilidades curriculares relacionadas à zoologia previstas no currículo de Biologia do 2º ano do ensino médio e promova a educação ambiental em seu sentido mais amplo, visando a integração, contextualização, socialização e formação de cidadãos conscientes. A sequência didática foi desenvolvida utilizando atividades do ensino por investigação, priorizando que o aluno seja protagonista de todo processo, sendo o professor o agente facilitador. Os levantamentos discutidos no trabalho permitiram a adequação da sequência didática em um produto final em conformidade com conteúdos e habilidades cognitivas e socioemocionais que estão presentes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para desenvolvimento em alunos do ensino médio, estando este produto final disponível para aplicação em outras unidades de ensino.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICB – Instituto de Ciências Biológicaspt_BR
dc.publisher.programPrograma Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO (Campus JF)pt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAnimais domésticospt_BR
dc.subjectAprendizagem investigativapt_BR
dc.subjectEnsino de zoologiapt_BR
dc.subjectZoonosespt_BR
dc.subjectDomestic animalspt_BR
dc.subjectInvestigative learningpt_BR
dc.subjectZoology Educationpt_BR
dc.subjectZoonosispt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.titlePosse responsável de animais de companhia como oportunidade para a educação ambiental na escolapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO (Campus JF)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons