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Tipo: Dissertação
Título: Estudo estatístico e pedagógico de itens de Matemática do CAEd na área de números e operações, álgebra e funções do Proeb
Autor(es): Souza, Tiago Gioseffi de
Primeiro Orientador: Amorim, Cassiano Caon
Membro da banca: Lima, Sandra Machado de Souza
Membro da banca: Kistemann Junio, Marco Aurélio
Resumo: O caso de gestão a ser estudado irá discutir itens eliminados nas avaliações do Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (PROEB) que compõe o Sistema Mineiro de Avaliação da Educação Pública (SIMAVE). Os objetivos definidos para este estudo foram analisar pedagógica e psicometricamente esses itens buscando identificar possíveis vieses adotados no processo de elaboração de itens da equipe de Matemática na Coordenação de Instrumentos de Avaliação (CIA) do pelo Centro de Políticas Públicas e Gestão da Avaliação (CAEd). Assumimos como hipótese que ocorram elaborações com a mesma estrutura de itens, ocasionando repetição de instrumentos de avaliação com os mesmos padrões, não enriquecendo em qualidade o banco. Outro aspecto que levamos em consideração são os poucos estudos e investimentos na formação do elaborador na CIA, que acaba replicando os mesmos padrões já existentes no CAEd. Para tanto, empregamos, como metodologia de pesquisa, um levantamento documental dos quantitativos de itens aplicados a partir de planilhas com os dados estatísticos dos itens e de montagem de testes do CAEd, além do referencial bibliográfico fundamentando a discussão em torno do processo de elaboração de itens e matrizes de referência. Como instrumentos utilizamos itens eliminados da área temática de Números e Operações, Álgebra e Funções da disciplina de Matemática, utilizados nas avaliações dos anos de 2014 a 2018 no PROEB. A partir dos dados gerados na pesquisa de campo, foi possível constatar alguns padrões adotados no processo de elaboração dos instrumentos, fundamentando a construção de um plano de ação voltado para a formação do elaborador e novos caminhos para pesquisa com a avaliação educacional em larga escala.
Abstract: The management case to be studied will discuss items eliminated in the evaluations of the Evaluation Program of the Public Basic Education Network (PROEB) that make up the Minas Gerais System of Evaluation of Public Education (SIMAVE). The objectives defined for this study were to pedagogically and psychometrically analyze these items in order to identify possible biases adopted in the process of preparing items of the Mathematics team in the Coordination of Assessment Instruments (CIA) by the Center for Public Policies and Assessment Management (CAEd). We assume as a hypothesis that elaborations with the same structure of items occur, causing repetition of assessment instruments with the same standards, not enriching the bank in quality. Another aspect that we take into account is the few studies and investments in the training of the writer at the CIA, which ends up replicating the same standards that already exist in CAEd. To do so, we used, as a research methodology, a documentary survey of the quantities of items applied from spreadsheets with the statistical data of the items and the assembly of CAEd tests, in addition to the bibliographic reference supporting the discussion around the process of preparing reference items and matrices. As instruments we used items eliminated from the thematic area of Numbers and Operations, Algebra and Functions of the Mathematics discipline, used in the assessments from 2014 to 2018 in PROEB. From the data generated in the field research, it was possible to verify some standards adopted in the process of elaborating the instruments, justifying the construction of an action plan aimed at training the educator and new paths for research with educational evaluation on a large scale.
Palavras-chave: Elaboração de itens
Formação de elaboradores
Matemática
Item elaboration
Educator training
Mathematics
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12371
Data do documento: 9-Dez-2020
Aparece nas coleções:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



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