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Tipo: Dissertação
Título: Representações de violência de gênero em Sinfonia em branco, de Adriana Lisboa, e em Um amor incômodo, de Elena Ferrante
Autor(es): Quintella, Amanda Cordeiro
Primeiro Orientador: Almeida, Márcia de
Membro da banca: Gonçalves, Ana Beatriz Rodrigues
Membro da banca: Santos, Mirian Cristina dos
Resumo: Esta dissertação analisa como a temática da violência de gênero é desenvolvida nas obras Sinfonia em branco, da escritora brasileira Adriana Lisboa, e Um amor incômodo, da autora italiana Elena Ferrante, de modo a reconhecer, dentre as possibilidades da literatura produzida por mulheres, a crítica das autoras à sociedade patriarcal e um propósito de transformação social. Nesse sentido, com o apoio epistemológico dos estudos de gênero, da crítica literária feminista, da psicanálise, das ciências sociais e da filosofia, bem como com a consulta a dados de levantamentos reais sobre os diversos tipos de violência contra as mulheres nos contextos de produção dos romances, propomos a investigação das repercussões, na vida das personagens, das violências – sexual, física e/ou psicológica – sofridas por elas no entorno familiar. No estudo das trajetórias individuais dessas mulheres/personagens são percebidas características traumáticas, seja na psique das protagonistas seja em seus corpos, cujas marcas as autoras deixam explícitas na própria escrita e na organização formal dos romances. Além disso, a partir das narrativas, refletimos sobre as causas e consequências das violências de gênero, considerando a construção social do feminino, o peso das instituições na manutenção da distribuição dos papéis sociais segundo o gênero, as implicações da rígida divisão entre público e privado e a paradoxal culpabilização das vítimas das agressões, principalmente no ambiente doméstico. Por fim, identificamos, nas obras avaliadas, a verbalização como um caminho escolhido pelas escritoras para que as personagens possam lidar com seus traumas, assim como, muitas vezes, a expressão literária de autoria feminina pode ser uma via para a denúncia das violências e das opressões que sofrem muitas mulheres.
Abstract: This dissertation analyzes how the theme of gender violence is developed in the works Sinfonia em branco, by the Brazilian writer Adriana Lisboa, and Troubling Love, by the Italian author Elena Ferrante, in order to recognize, among the possibilities of the literature produced by women, the criticism of the authors to patriarchal society and a purpose of social transformation. In this sense, with the epistemological support of gender studies, feminist literary criticism, psychoanalysis, social sciences and philosophy, as well as consultation with data from real surveys on the various types of violence against women in the contexts of production of the novels, we propose the investigation of the repercussions, in the lives of the characters, of violence - sexual, physical and / or psychological - suffered by them in the family environment. In the study of the individual trajectories of these women /characters, traumatic characteristics are perceived, either in the psyche of the protagonists or in their bodies, whose marks the authors make explicit in the writing itself and in the formal organization of the novels. In addition, from the narratives, we reflect on the causes and consequences of gender-based violence, considering the social construction of women, the weight of institutions in maintaining the distribution of social roles according to gender, the implications of the strict division between public and private and the paradoxical blaming of victims of aggression, especially in the domestic environment. Finally, in the evaluated works, we identified the verbalization as a path chosen by the writers so that the characters can deal with their traumas, just as, often, the literary expression of female authorship can be a way to denounce violence and oppressions that many women suffer.
Palavras-chave: Violência de gênero
Trauma
Autoria feminina
Adriana Lisboa
Elena Ferrante
Gender violence
Trauma
Female authorship
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Letras
Programa: Programa de Pós-graduação em Letras: Estudos Literários
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12362
Data do documento: 14-Dez-2020
Aparece nas coleções:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



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