https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12330
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
fernandomarceloloureiro.pdf | 720.68 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Clase: | Dissertação |
Título : | Ensino de biologia: uma reflexão para professores e seus formadores |
Autor(es): | Loureiro, Fernando Marcelo |
Orientador: | Silva, Maria Luzia da Rosa e |
Co-orientador: | Jácome, Alexandre José Pinto Cadilhe de Assis |
Miembros Examinadores: | Freitas, Claudia Avellar |
Miembros Examinadores: | Andrade, Guilherme Trópia Barreto de |
Resumo: | A notória insatisfação de professores e alunos com o atual modelo do sistema educacional do país leva a uma reflexão sobre essa situação e a uma busca de alternativas para resolvê-la. O presente trabalho buscou analisar a situação do ensino, particularmente o de Ciências Biológicas, bem como as práticas e perspectivas dos professores de biologia de escolas públicas com intuito de refletir sobre questões relativas à educação na atualidade. Para isso foi feito um levantamento das concepções de alguns estudiosos da área de educação e também, uma entrevista com alguns professores de biologia buscando revelar em seus discursos suas concepções sobre educação e ensino. Os dados obtidos mostraram que a educação no país passa por uma crise, em que suas práticas não atendem à demanda do público que a utiliza. Público esse que vem se modificando a cada geração, por influência de fatores diversos, mas, principalmente, pelo grande avanço das tecnologias de informação. Foi possível perceber nas respostas dos professores, tanto a insatisfação com o estado atual da educação, como a força do velho paradigma educacional: ensinar visando apenas o estudar para ter acesso à universidade. Criados e educados em contexto social e educacional diferentes, os professores encontram dificuldades para lidar com a nova realidade, na qual os velhos paradigmas ultrapassados não servem mais, mas ainda não foram, ainda, substituídos. Há, também, as questões ideológicas que não são naturalmente percebidas e que, tanto orientam nossas ações e perspectivas, quanto encobrem e disfarçam a realidade por trás do ideário, justificando e legitimando o status quo social. Assim, professores desconsideram muitos aspectos relevantes para a orientação de suas práxis, como: a cultura educacional elitista, regras e padrões escolares arbitrários, a influência do meio cultural do aluno no seu processo de aprendizagem, a arbitrariedade do currículo, dentre outros. Logo esse trabalho mostra que, em conjunto, os fatores aqui apresentados contribuem fortemente para a manutenção das práticas segregantes e excludentes da escola e, consequentemente, para a estagnação do sistema educacional e social como um todo. |
Resumen : | The notable dissatisfaction of teachers and students with the actual model of educational system of our country lead us to think about this situation and search for alternatives to solve it. This work aims to analyze the situation of our education, particularly Biological Science. And also the practice and prospects of our teachers that teach Biology on public schools in order to reflect on issues related to education today. For this purpose, was done a survey about the conceptions of scholars on the Field of education and also an interview with some biology teachers. These interviews seek showing their conceptions about education and teaching. The information obtained shows that the education in our country is facing a crisis, where their practice do not fill the demand of the public that uses it. This public is modifying theirselves on each generation, suffering the influences from several factors, but mainly the great improvement on information technology. It was possible to detect on teachers answers, both the dissatisfaction with the actual stage of our education and also the strength of the paradigm that says: teach to learn just to get an access to the university. Raised and educated in different social and educational contexts, teachers are facing difficulties to deal with the new reality, on which old paradigms do not fit anymore, but they have not been replaced yet. There are also the ideological questions that are not naturally understood, but guide our actions and perspectives, as weel as conceal the reality behind a set of ideas effective on that society, that justify and legitimize the status quo. Therefore, teachers do not take into account many important aspects that may guide their actions, as: educational culture elitist, rules and arbitrary educational standards, the influence of cultural milieu of the students during his process of learning, the arbitrariness on Curriculum, and others. Therefore, this work shows that, together, the reasons exposed here, make a major contribution to the conservation of the school practices that segregate and exclude and, as a consequence, to the stagnation of whole social and educational system. |
Palabras clave : | Ensino em biologia Crise na educação Paradigmas educacionais Ideologias Biological sciences teaching Educational crisis Educational paradigms Ideologies |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla de la Instituición: | UFJF |
Departamento: | ICB – Instituto de Ciências Biológicas |
Programa: | Programa Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO (Campus JF) |
Clase de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12330 |
Fecha de publicación : | 27-dic-2019 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO (Campus JF) |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons