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Tipo: Dissertação
Título: O professor de história no fio da navalha: O Escola sem Partido no cotidiano do trabalho educativo
Autor(es): Silva, Felipe Dias de Oliveira
Primeiro Orientador: Miranda, Sonia Regina
Membro da banca: Martins, André Silva
Membro da banca: Penna, Fernando de Araujo
Resumo: O Movimento Escola sem Partido (ESP) obteve notoriedade ao longo de sua existência (2004- 2020), arraigando-se no senso comum e se atrelando a um contexto de ascensão ao poder da nova direita e do conservadorismo. Ao longo de sua cruzada ditou prescrições sobre a educação nacional, perseguiu professores e elencou o Ensino de História como principal inimigo, permitindo a produção de novos sentidos e possibilidades de ação na docência. Esta pesquisa situou-se no interior para construir a seguinte questão investigativa: de que modo os discursos produzidos pelo ESP se expressam na educação escolar, alterando ou interferindo no cotidiano do trabalho educativo do professor de História? Perseguir esta relação entre tempo, sentido e liberdade na docência envolveu, em primeiro lugar, a tessitura de uma pesquisa exploratória que objetivou a decomposição analítica do ESP como um campo de produção de sentidos sobre as aulas de História a partir de seus discursos. Em seguida, a partir da realização de estudos etnográficos com o caráter da observação participante as interdições e o acompanhamento de duas professoras foram produzidas e interpretadas fontes responsáveis por revelar a expressão real dos discursos do movimento no trabalho do professor de História. Notase, neste escopo, a dilapidação da produção de experiências a partir do trabalho educativo, revelando o caráter antipedagógico do movimento; a existência de um abismo entre as alegações do ESP e a realidade escolar e a entonação da desobediência e da resistência ao ESP como preservação dos paradigmas educacionais no ensino de História. Em suma, o movimento Escola sem Partido se apresenta como uma expressão do surgimento de um novo pensamento contrarrevolucionário no Brasil, abrindo espaço para que se investigue a substância e outras emanações deste na relação com os paradigmas de Ensino de História presentes na sala de aula. O trabalho orientou-se pelo princípio teórico do materialismo histórico-dialético e contou com as contribuições dos pensadores Gyorgÿ Lukács e Walter Benjamin.
Abstract: -
Palavras-chave: Escola sem Partido
Ensino de história
Trabalho educativo
Práticas docentes
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12308
Data do documento: 13-Jul-2020
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação (Dissertações)



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