https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12308
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
felipediasdeoliveirasilva.pdf | PDF/A | 1.63 MB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Miranda, Sonia Regina | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/ | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Martins, André Silva | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/ | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Penna, Fernando de Araujo | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/9967596498287478 | pt_BR |
dc.creator | Silva, Felipe Dias de Oliveira | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4685640672151858 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-02-03T19:18:00Z | - |
dc.date.available | 2021-01-02 | - |
dc.date.available | 2021-02-03T19:18:00Z | - |
dc.date.issued | 2020-07-13 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12308 | - |
dc.description.abstract | - | pt_BR |
dc.description.resumo | O Movimento Escola sem Partido (ESP) obteve notoriedade ao longo de sua existência (2004- 2020), arraigando-se no senso comum e se atrelando a um contexto de ascensão ao poder da nova direita e do conservadorismo. Ao longo de sua cruzada ditou prescrições sobre a educação nacional, perseguiu professores e elencou o Ensino de História como principal inimigo, permitindo a produção de novos sentidos e possibilidades de ação na docência. Esta pesquisa situou-se no interior para construir a seguinte questão investigativa: de que modo os discursos produzidos pelo ESP se expressam na educação escolar, alterando ou interferindo no cotidiano do trabalho educativo do professor de História? Perseguir esta relação entre tempo, sentido e liberdade na docência envolveu, em primeiro lugar, a tessitura de uma pesquisa exploratória que objetivou a decomposição analítica do ESP como um campo de produção de sentidos sobre as aulas de História a partir de seus discursos. Em seguida, a partir da realização de estudos etnográficos com o caráter da observação participante as interdições e o acompanhamento de duas professoras foram produzidas e interpretadas fontes responsáveis por revelar a expressão real dos discursos do movimento no trabalho do professor de História. Notase, neste escopo, a dilapidação da produção de experiências a partir do trabalho educativo, revelando o caráter antipedagógico do movimento; a existência de um abismo entre as alegações do ESP e a realidade escolar e a entonação da desobediência e da resistência ao ESP como preservação dos paradigmas educacionais no ensino de História. Em suma, o movimento Escola sem Partido se apresenta como uma expressão do surgimento de um novo pensamento contrarrevolucionário no Brasil, abrindo espaço para que se investigue a substância e outras emanações deste na relação com os paradigmas de Ensino de História presentes na sala de aula. O trabalho orientou-se pelo princípio teórico do materialismo histórico-dialético e contou com as contribuições dos pensadores Gyorgÿ Lukács e Walter Benjamin. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Escola sem Partido | pt_BR |
dc.subject | Ensino de história | pt_BR |
dc.subject | Trabalho educativo | pt_BR |
dc.subject | Práticas docentes | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | O professor de história no fio da navalha: O Escola sem Partido no cotidiano do trabalho educativo | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação (Dissertações) |
This item is licensed under a Creative Commons License