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Tipo: Dissertação
Título: O projeto político-pedagógico: instrumento para uma gestão escolar democrática
Autor(es): Oliveira, Olga Maria de
Primeiro Orientador: Ferreira, Victor Cláudio Paradela
Membro da banca: Baumann, Marcelo
Membro da banca: Oliveira Júnior, Lourival Batista de
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo geral investigar o processo de elaboração e execução do Projeto Político Pedagógico (PPP) em duas escolas da rede estadual da Superintendência Regional de Ensino de Caratinga (MG), destacando o papel do gestor na coordenação desse processo. Numa perspectiva de gestão democrática, o processo de elaboração e execução do PPP possibilita à escola organizar seu processo pedagógico de forma participativa, envolvendo todos os atores do processo educacional, na busca de soluções para os problemas inerentes à gestão pedagógica. Para tanto, buscou-se conhecer, através da percepção dos diversos atores do contexto escolar, como o gestor exerce sua liderança no decorrer desse processo. Para o desenvolvimento da pesquisa foram utilizados dois instrumentos da pesquisa qualitativa: a análise documental e a entrevista semiestruturada, articulados com um quadro teórico disponível sobre o tema. Os dados encontrados demonstram que o PPP quando efetivamente elaborado e executado no coletivo, funciona como um acordo entre os diversos atores, o que acaba por repercutir positivamente no contexto escolar; sua implementação permite à escola a formação de uma cultura própria, propiciando aos novos professores que nela ingressam, a percepção de um trabalho de conjunto e de padrões de comportamento desejáveis para a instituição e por fim, liderança do gestor frente a esse processo é de vital importância, considerando a dimensão pedagógica da gestão, bem como a participação da comunidade escolar. Como resultado da pesquisa, apresenta-se o Plano de Ação Educacional de modo a orientar a tomada de decisões referentes à melhoria do processo de elaboração e execução do PPP no âmbito das escolas estaduais da SRE de Caratinga.
Abstract: This research aims at investigating the process of establishing and implementing the pedagogical Policy Project (PPP) in two schools of the state of the Superintendência Regional de Ensino from Caratinga (MG), highlighting the role of the manager in coordinating this process. From the perspective of democratic management, the process of elaboration and implementation of PPP allows to organize its school pedagogical process in a participatory manner, involving all stakeholders in the educational process in the search for solutions to the problems inherent in educational management. Therefore, we seek to know, through the perception of the various actors in the school context, as the manager exercises his leadership during this process. To develop the research used two instruments of qualitative research: document analysis and semi-structured interview, articulated with a theoretical framework available on the topic. The data show that the PPP when effectively developed and implemented in the collective work as a compromise between the various actors, which ultimately impact positively in the school context; implementation allows the school to the formation of a culture of its own, providing new teachers to enter it, the perception of a work of joint and patterns of behavior desirable for the institution and finally the manager's leadership ahead of this process is of vital importance, considering the pedagogical dimension of management as well as the participation of the school community. As a result of the research, presents the Educational Action Plan in order to guide decision making regarding improvement of the preparation and implementation of PPP within the state schools SRE from Caratinga.
Palavras-chave: Projeto Político-Pedagógico
Gestão escolar
Planejamento participativo
Pedagogical-Police-Project
School management
Participatory planning
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1227
Data do documento: 9-Mai-2013
Aparece nas coleções:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



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