Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12275
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
paulorodrigoalveslandim.pdf2.34 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Dissertação
Título: Simulação de ambiente virtual de aprendizagem de Biologia por meio de fóruns participativos criados no WhatsApp
Autor(es): Landim, Paulo Rodrigo Alves
Primeiro Orientador: Fabri, Rodrigo Luiz
Membro da banca: Bizarro, Heloisa D'Avila da Silva
Membro da banca: Quellis, Leonardo Ramos
Resumo: Diante das transformações vivenciadas pela sociedade nas últimas décadas, dentre elas o advento das novas tecnologias da informação, o ensino de Biologia pelos métodos tradicionais na Educação Básica deve ser repensado. Isso porque, ao apresentar os conteúdos prontos e de forma unilateral aos estudantes, estes muitas vezes demonstram-se desmotivados. Sendo assim, a presente pesquisa teve como objetivo simular um ambiente virtual de aprendizagem de Biologia no Ensino Médio, por meio de fóruns participativos na rede social WhatsApp. Portanto, os sujeitos desta pesquisa são os estudantes de duas turmas do primeiro ano do Ensino Médio. Destas, apenas uma, a qual chamamos de “Vacina”, teve acesso ao WhatsApp como ferramenta complementar do processo de ensino de Biologia. A outra turma, batizada de “Soro”, recebeu os conteúdos da forma tradicional no espaço da sala de aula. Os resultados obtidos demonstraram que os alunos da turma “Vacina” atuaram de uma maneira mais ativa, reflexiva, crítica e colaborativa, com maior desenvoltura para expor suas opiniões aos colegas de classe. Além disso, observamos que neste grupo ocorreu maior inclusão dos jovens que antes demonstravam insegurança para a participação mais ativa em sala. Conclui-se, portanto, que o WhatsApp pode ser uma ótima ferramenta complementar de aprendizagem para incentivar a participação colaborativa dos alunos, na construção de respostas e resignificação de conteúdos, seja da disciplina de Biologia ou de outras que compunham a grade curricular do Ensino Médio.
Abstract: In view of the changes experienced by society in recent decades, including the advent of new information technologies, the teaching of Biology by traditional methods in Basic Education must be rethought. This is because, when presenting the contents ready and unilaterally to the students, they are often demotivated. Thus, this research aimed to simulate a virtual environment for learning Biology in High School, through participatory forums on the social network WhatsApp. Therefore, the subjects of this research are students from two first year classes. Of these, only one, which we call “Vaccine”, had access to WhatsApp as a complementary tool in the Biology teaching process. The other class, called “Serum”, received the contents in the traditional way in the classroom space. The results obtained to date reveal that the students of the “Vaccine” class acted in a more active, reflective, critical and collaborative way, with greater ease to expose their opinions to classmates. In addition, we observed that in this group there was a greater inclusion of students who previously showed insecurity for more active participation in the classroom. It is concluded, therefore, that WhatsApp can be a great complementary learning tool to encourage the collaborative participation of students, in the construction of responses and resignification of content, whether in the discipline of Biology or others that make up the curriculum of high school.
Palavras-chave: WhatsApp
Redes sociais
Ferramenta pedagógica
Biologia
TICs
Internet e educação
WhatsApp
Social networks
Pedagogical tool
Biology
ICTs
Internet and education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: ICB – Instituto de Ciências Biológicas
Programa: Programa Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO (Campus JF)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12275
Data do documento: 30-Out-2020
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO (Campus JF)



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons