Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12275
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
paulorodrigoalveslandim.pdf2.34 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Fabri, Rodrigo Luiz-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9768736980352593pt_BR
dc.contributor.referee1Bizarro, Heloisa D'Avila da Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3713060922901500pt_BR
dc.contributor.referee2Quellis, Leonardo Ramos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0788365993232663pt_BR
dc.creatorLandim, Paulo Rodrigo Alves-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3610045637277663pt_BR
dc.date.accessioned2021-01-26T14:05:22Z-
dc.date.available2021-01-26-
dc.date.available2021-01-26T14:05:22Z-
dc.date.issued2020-10-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12275-
dc.description.abstractIn view of the changes experienced by society in recent decades, including the advent of new information technologies, the teaching of Biology by traditional methods in Basic Education must be rethought. This is because, when presenting the contents ready and unilaterally to the students, they are often demotivated. Thus, this research aimed to simulate a virtual environment for learning Biology in High School, through participatory forums on the social network WhatsApp. Therefore, the subjects of this research are students from two first year classes. Of these, only one, which we call “Vaccine”, had access to WhatsApp as a complementary tool in the Biology teaching process. The other class, called “Serum”, received the contents in the traditional way in the classroom space. The results obtained to date reveal that the students of the “Vaccine” class acted in a more active, reflective, critical and collaborative way, with greater ease to expose their opinions to classmates. In addition, we observed that in this group there was a greater inclusion of students who previously showed insecurity for more active participation in the classroom. It is concluded, therefore, that WhatsApp can be a great complementary learning tool to encourage the collaborative participation of students, in the construction of responses and resignification of content, whether in the discipline of Biology or others that make up the curriculum of high school.pt_BR
dc.description.resumoDiante das transformações vivenciadas pela sociedade nas últimas décadas, dentre elas o advento das novas tecnologias da informação, o ensino de Biologia pelos métodos tradicionais na Educação Básica deve ser repensado. Isso porque, ao apresentar os conteúdos prontos e de forma unilateral aos estudantes, estes muitas vezes demonstram-se desmotivados. Sendo assim, a presente pesquisa teve como objetivo simular um ambiente virtual de aprendizagem de Biologia no Ensino Médio, por meio de fóruns participativos na rede social WhatsApp. Portanto, os sujeitos desta pesquisa são os estudantes de duas turmas do primeiro ano do Ensino Médio. Destas, apenas uma, a qual chamamos de “Vacina”, teve acesso ao WhatsApp como ferramenta complementar do processo de ensino de Biologia. A outra turma, batizada de “Soro”, recebeu os conteúdos da forma tradicional no espaço da sala de aula. Os resultados obtidos demonstraram que os alunos da turma “Vacina” atuaram de uma maneira mais ativa, reflexiva, crítica e colaborativa, com maior desenvoltura para expor suas opiniões aos colegas de classe. Além disso, observamos que neste grupo ocorreu maior inclusão dos jovens que antes demonstravam insegurança para a participação mais ativa em sala. Conclui-se, portanto, que o WhatsApp pode ser uma ótima ferramenta complementar de aprendizagem para incentivar a participação colaborativa dos alunos, na construção de respostas e resignificação de conteúdos, seja da disciplina de Biologia ou de outras que compunham a grade curricular do Ensino Médio.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICB – Instituto de Ciências Biológicaspt_BR
dc.publisher.programPrograma Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO (Campus JF)pt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectWhatsApppt_BR
dc.subjectRedes sociaispt_BR
dc.subjectFerramenta pedagógicapt_BR
dc.subjectBiologiapt_BR
dc.subjectTICspt_BR
dc.subjectInternet e educaçãopt_BR
dc.subjectWhatsApppt_BR
dc.subjectSocial networkspt_BR
dc.subjectPedagogical toolpt_BR
dc.subjectBiologypt_BR
dc.subjectICTspt_BR
dc.subjectInternet and educationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.titleSimulação de ambiente virtual de aprendizagem de Biologia por meio de fóruns participativos criados no WhatsApppt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO (Campus JF)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons