https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12267
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
cadimielgomes.pdf | PDF/A | 5.23 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Dissertação |
Título: | O ensino de genética através do mapeamento dos grupos sanguíneos de alunos de uma escola pública de Minas Gerais |
Autor(es): | Gomes, Cadimiel |
Primeiro Orientador: | Aguiar, Jair Adriano Kopke de |
Co-orientador: | Maranduba, Carlos Magno da Costa |
Membro da banca: | Watanabe, Aripuanã Sakurada Aranha |
Membro da banca: | Guedes, Pedro Luiz Rodrigues |
Resumo: | Estudos têm demonstrado que vários alunos apresentam dificuldades na compreensão de temas relacionados à genética, incluindo o sistema ABO e fator Rh, posto que esses conhecimentos são transmitidos de forma abstrata, dificultando o entendimento. Apesar da complexidade do assunto, o conhecimento dessa temática é importante, especialmente no que diz respeito às transfusões sanguíneas, fazendo com que o autoconhecimento dos grupos sanguíneos seja incentivado entre os estudantes para auxiliar na formação de futuros doadores. Além disso, em um contexto de seleção de doadores de sangue é importante também levantar discussões relativas à doação e transplante de órgãos. Ressalta-se que quando o conteúdo faz parte da realidade dos alunos, eles apresentam maior interesse pelo aprendizado e consequentemente os resultados são mais satisfatórios. Vale destacar também que é importante trabalhar com estudantes estratégias que incentivem a leitura e a escrita, principalmente no ensino médio, fase decisiva no processo de seleção para o ingresso em Universidades. Nesse sentido, o objetivo desse estudo foi criar estratégias para a facilitação do aprendizado da herança dos grupos sanguíneos e fator Rh, bem como, sobre transplantes e doações de órgãos para alunos do Ensino Médio, através da utilização de um livreto de suporte ao professor, que o orienta a instruir os alunos a realizarem produções textuais em gêneros diversos e com temas relacionados ao sistema ABO e fator Rh, assim como ao transplante e doação de órgãos. A pesquisa foi desenvolvida com educandos do 3º ano do ensino médio, os quais realizaram a produção de livros, orientados pelo professor de Biologia e realizaram a apresentação dos temas, para a comunidade escolar, na Feira de Ciências e na Feira do Livro. |
Abstract: | Studies have shown that several students have difficulties in understanding topics related to genetics, including the ABO system and Rh factor, since this knowledge is transmitted in an abstract way, making the understanding difficult. Despite of the complexity of the subject, the knowledge of this topic is important, regarding blood transfusions, making the self-knowledge of blood groups encouraged among students to assist in the formation of future donors. In addition, in a context of blood donor selection, it is also important to raise discussions regarding organ donation and transplantation. It is of great importance that when the content is part of the students' reality, they are more interested in learning and, consequently, the results are more satisfactory. It is also worth mentioning that it is important to work with students on strategies that encourage reading and writing, especially in high school, which is a decisive phase in the selection process for entering Universities. In this sense, the objective of this study was to create strategies to facilitate the learning of blood groups inheritance and Rh factor, as well as, on organ transplants and donations for high school students, through the use of a booklet of support to the teacher, who guides him to instruct students to perform textual productions in different genres and with themes related to the ABO system and Rh factor, as well as organ transplantation and donation. The research was developed with students from the 3rd year of high school, who carried out the production of books, guided by the professor of Biology and made the presentation of the themes, to the school community, at the Science Fair and the Book Fair. |
Palavras-chave: | Sistema ABO Transplante de órgãos Gêneros textuais Ensino médio ABO system Organ transplantation Textual genres High school |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | ICB – Instituto de Ciências Biológicas |
Programa: | Programa Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO (Campus JF) |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12267 |
Data do documento: | 27-Out-2020 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO (Campus JF) |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons