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Tipo: Trabalho de Formação Docente
Título: Seguindo os fios de Ariadne: autorreflexão sobre a formação profissional docente
Autor(es): Pinton, Beatriz Rezende Lara
Primeiro Orientador: Alvim, Yara Cristina
Membro da banca: Silva, Jussaramar da
Resumo: Por meio do presente artigo, busco refazer os meus próprios passos, mobilizando as memórias que me constituíram e que vêm me constituindo enquanto professora, A autorreflexão sobre a prática docente surge enquanto um processo fundamental ao longo da minha formação profissional, figurando como o fio condutor e organizador das experiências vivenciadas. Enfatizo aqui a minha formação na Residência Docente, como professora residente de História, e os projetos interdisciplinares que surgiram a partir da construção das comunidades colaborativas e formativas de trabalho (NÓVOA, 2017). Tomamos como base a perspectiva de Vasconcelos (2000), de identidades profissionais plurais dos docentes, conjugada com a mobilização da memória afetiva e das múltiplas redes de formação. A partir do emaranhado dos distintos fios que cada professora traz em sua bagagem, reflito sobre o processo de tessitura de uma formação profissional docente, predominantemente feminina e voltada para a construção do terceiro gênero de conhecimento, que abarca os saberes técnico-científicos e os saberes cotidianos docentes, mas traduz-se na consciência política da dimensão profissional do “ser professor”.
Abstract: Through the present article, I seek to retrace my own steps and to rescue the memories which constituted me as teacher and still do. The auto reflection on the teaching practice emerges as a fundamental process during my professional training, figuring as the conducting and organizing wire of what was experienced. I emphasize here my training on the Teaching Residency program, as a History resident teacher, and the interdisciplinary projects that came along with the construction of collaborative and formative communities of work (NÓVOA, 2017). We base ourselves on Vasconcelos’s (2000) perspective of plural professional teaching identities, conjugated with the rescuing of affective memories and multiple networks of training. From the entanglement of the distinct threads that each teacher brings with them, I ponder on the weaving process of professional teaching training, which was predominantly female and oriented to the construction of a third genre of knowledge, that embraces the technic-scientific skills and also the daily teaching skills, but translate itself on the political consciousness of the professional dimension that involves “being a teacher”.
Palavras-chave: Residência Docente
Prática Profissional Docente
Comunidades de Aprendizagem e Formação
Memória
Reflexão sobre a Prática
Teaching Residency Program
Professional Teaching Practice
Communities of Learning and Training
Reflections of the Practice
CNPq: Educação/História
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12232
Data do documento: 4-Set-2020
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