Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12232
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
beatrizrezendelarapinton.pdf876.97 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Alvim, Yara Cristina-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0175769753186807pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Jussaramar da-
dc.creatorPinton, Beatriz Rezende Lara-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1360212145812387pt_BR
dc.date.accessioned2021-01-20T17:54:39Z-
dc.date.available2020-11-27-
dc.date.available2021-01-20T17:54:39Z-
dc.date.issued2020-09-04-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12232-
dc.description.abstractThrough the present article, I seek to retrace my own steps and to rescue the memories which constituted me as teacher and still do. The auto reflection on the teaching practice emerges as a fundamental process during my professional training, figuring as the conducting and organizing wire of what was experienced. I emphasize here my training on the Teaching Residency program, as a History resident teacher, and the interdisciplinary projects that came along with the construction of collaborative and formative communities of work (NÓVOA, 2017). We base ourselves on Vasconcelos’s (2000) perspective of plural professional teaching identities, conjugated with the rescuing of affective memories and multiple networks of training. From the entanglement of the distinct threads that each teacher brings with them, I ponder on the weaving process of professional teaching training, which was predominantly female and oriented to the construction of a third genre of knowledge, that embraces the technic-scientific skills and also the daily teaching skills, but translate itself on the political consciousness of the professional dimension that involves “being a teacher”.pt_BR
dc.description.resumoPor meio do presente artigo, busco refazer os meus próprios passos, mobilizando as memórias que me constituíram e que vêm me constituindo enquanto professora, A autorreflexão sobre a prática docente surge enquanto um processo fundamental ao longo da minha formação profissional, figurando como o fio condutor e organizador das experiências vivenciadas. Enfatizo aqui a minha formação na Residência Docente, como professora residente de História, e os projetos interdisciplinares que surgiram a partir da construção das comunidades colaborativas e formativas de trabalho (NÓVOA, 2017). Tomamos como base a perspectiva de Vasconcelos (2000), de identidades profissionais plurais dos docentes, conjugada com a mobilização da memória afetiva e das múltiplas redes de formação. A partir do emaranhado dos distintos fios que cada professora traz em sua bagagem, reflito sobre o processo de tessitura de uma formação profissional docente, predominantemente feminina e voltada para a construção do terceiro gênero de conhecimento, que abarca os saberes técnico-científicos e os saberes cotidianos docentes, mas traduz-se na consciência política da dimensão profissional do “ser professor”.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Graduação (PROGRAD)pt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/*
dc.subjectResidência Docentept_BR
dc.subjectPrática Profissional Docentept_BR
dc.subjectComunidades de Aprendizagem e Formaçãopt_BR
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectReflexão sobre a Práticapt_BR
dc.subjectTeaching Residency Programpt_BR
dc.subjectProfessional Teaching Practicept_BR
dc.subjectCommunities of Learning and Trainingpt_BR
dc.subjectReflections of the Practicept_BR
dc.subject.cnpqEducação/Históriapt_BR
dc.titleSeguindo os fios de Ariadne: autorreflexão sobre a formação profissional docentept_BR
dc.typeTrabalho de Formação Docentept_BR
Appears in Collections:TFD (Trabalho de Formação Docente)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons