Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12219
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
alantemponedasilva.pdf2.12 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Clase: Dissertação
Título : Decifrando o código genético: aprendendo na prática como os genes se expressam
Autor(es): Silva, Alan Tempone da
Orientador: Gomides, Antônio Frederico de Freitas
Miembros Examinadores: Salas, Mabel Miluska Suca
Miembros Examinadores: Vasconcellos, Anderson Vilasboa de
Resumo: O ácido desoxirribonucleico(DNA)é a base da vida. As informações contidas nos seus genes orientam a síntese de proteínas essenciais na composição da estrutura de um ser vivo e também no controle de vários processos vitais. As estruturas microscópicas, as reações bioquímicas e as etapas ricas em detalhes com vários conceitos genéticos dificultam a compreensão desses processos. A utilização de metodologias inovadoras para o ensino é importante para estimular os alunos a produzirem novos conhecimentos e estão sendo inseridas na prática pedagógica a fim de contextualizar e problematizar os conteúdos. O uso de jogos didáticos tem se mostrado uma boa ferramenta, pois oferece um ambiente prazeroso, lúdico, participativo, favorecendo o desenvolvimento espontâneo e criativo nos alunos, além de proporcionar uma maior apropriação dosconhecimentos envolvidos. No presente estudo, foi desenvolvidoum jogo pedagógico sobrea síntese de proteínas, buscando levar, de forma lúdica,osconceitos de biologia molecular e genética aosalunos do ensino médio da Escola Estadual Maurílio Albanese Novaes, em Ipatinga -MG.A metodologiafoiaplicada em caráter quantitativo e qualitativo, tipo pesquisa-ação.O jogofavoreceuum maior envolvimento dos alunos com o tema estudado, desenvolveu o espírito de grupo, melhorou asocializaçãoetornou real umprocesso quepara os alunos do ensino médio,só era concebido no imaginário, ou seja, o jogo teve impactos positivos ao proporcionar um ensino prazeroso e descontraído.
Resumen : Deoxyribonucleic acid (DNA) is the basis of life. The information contained in its genes guides the synthesis of essential proteins in the composition of the structure of a living being and also in the control of several vital processes.Microscopic structures, biochemical reactions and stages rich in details with various genetic concepts make it difficult to understand these processes. The use of innovative teaching methodologies is important to stimulate students to produce new knowledgeand are being inserted in the pedagogical practice in order to contextualize and problematize the contents. The use of educational games has proved to be a good tool, as it offers a pleasant, playful, participatory environment, favoring spontaneous and creative development in students, in addition to providing a greater appropriation of the knowledge involved. In this study, a pedagogical game was developed on protein synthesis, seeking to take, in a playful way, the concepts of molecular biology and genetics to high school students at the Estadual Maurílio Albanese Novaes, in Ipatinga -MG. The methodology was applied in a quantitative and qualitative, action research type. The game favored a greater involvement of the students with the studied theme, developed the group spirit, improved socialization and made a process that for high school students, was only conceived in the imaginary, that is, the game had positive impacts on the provide a pleasant and relaxed teaching.
Palabras clave : Jogo didático
Ensino médio
Biologia molecular
Síntese de proteína
Educational game
High school
Molecular biology
Protein synthesis
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: ICV - Instituto de Ciências da Vida
Programa: Programa Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO (Campus GV)
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12219
Fecha de publicación : 29-oct-2020
Aparece en las colecciones: Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO (Campus GV)



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons