https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12219
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
alantemponedasilva.pdf | 2.12 MB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Gomides, Antônio Frederico de Freitas | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6242741828028741 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Salas, Mabel Miluska Suca | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4323266291394860 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Vasconcellos, Anderson Vilasboa de | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/2627503801412287 | pt_BR |
dc.creator | Silva, Alan Tempone da | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0091250724148157 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-01-18T20:59:11Z | - |
dc.date.available | 2021-01-18 | - |
dc.date.available | 2021-01-18T20:59:11Z | - |
dc.date.issued | 2020-10-29 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12219 | - |
dc.description.abstract | Deoxyribonucleic acid (DNA) is the basis of life. The information contained in its genes guides the synthesis of essential proteins in the composition of the structure of a living being and also in the control of several vital processes.Microscopic structures, biochemical reactions and stages rich in details with various genetic concepts make it difficult to understand these processes. The use of innovative teaching methodologies is important to stimulate students to produce new knowledgeand are being inserted in the pedagogical practice in order to contextualize and problematize the contents. The use of educational games has proved to be a good tool, as it offers a pleasant, playful, participatory environment, favoring spontaneous and creative development in students, in addition to providing a greater appropriation of the knowledge involved. In this study, a pedagogical game was developed on protein synthesis, seeking to take, in a playful way, the concepts of molecular biology and genetics to high school students at the Estadual Maurílio Albanese Novaes, in Ipatinga -MG. The methodology was applied in a quantitative and qualitative, action research type. The game favored a greater involvement of the students with the studied theme, developed the group spirit, improved socialization and made a process that for high school students, was only conceived in the imaginary, that is, the game had positive impacts on the provide a pleasant and relaxed teaching. | pt_BR |
dc.description.resumo | O ácido desoxirribonucleico(DNA)é a base da vida. As informações contidas nos seus genes orientam a síntese de proteínas essenciais na composição da estrutura de um ser vivo e também no controle de vários processos vitais. As estruturas microscópicas, as reações bioquímicas e as etapas ricas em detalhes com vários conceitos genéticos dificultam a compreensão desses processos. A utilização de metodologias inovadoras para o ensino é importante para estimular os alunos a produzirem novos conhecimentos e estão sendo inseridas na prática pedagógica a fim de contextualizar e problematizar os conteúdos. O uso de jogos didáticos tem se mostrado uma boa ferramenta, pois oferece um ambiente prazeroso, lúdico, participativo, favorecendo o desenvolvimento espontâneo e criativo nos alunos, além de proporcionar uma maior apropriação dosconhecimentos envolvidos. No presente estudo, foi desenvolvidoum jogo pedagógico sobrea síntese de proteínas, buscando levar, de forma lúdica,osconceitos de biologia molecular e genética aosalunos do ensino médio da Escola Estadual Maurílio Albanese Novaes, em Ipatinga -MG.A metodologiafoiaplicada em caráter quantitativo e qualitativo, tipo pesquisa-ação.O jogofavoreceuum maior envolvimento dos alunos com o tema estudado, desenvolveu o espírito de grupo, melhorou asocializaçãoetornou real umprocesso quepara os alunos do ensino médio,só era concebido no imaginário, ou seja, o jogo teve impactos positivos ao proporcionar um ensino prazeroso e descontraído. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | ICV - Instituto de Ciências da Vida | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO (Campus GV) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Jogo didático | pt_BR |
dc.subject | Ensino médio | pt_BR |
dc.subject | Biologia molecular | pt_BR |
dc.subject | Síntese de proteína | pt_BR |
dc.subject | Educational game | pt_BR |
dc.subject | High school | pt_BR |
dc.subject | Molecular biology | pt_BR |
dc.subject | Protein synthesis | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS | pt_BR |
dc.title | Decifrando o código genético: aprendendo na prática como os genes se expressam | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO (Campus GV) |
This item is licensed under a Creative Commons License