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Clase: Trabalho de Formação Docente
Título : Por outras possibilidades de linguagens na Geografia Escolar: Cartografias Vivenciais
Autor(es): Pereira, Suzanne de Campos
Orientador: Costa, Bruno Muniz Figueiredo
Second Advisor: Lopes, Leandro Faber
Miembros Examinadores: Lopes, Jader Janer Moreira
Resumo: Orientados por princípios qualitativos de investigação, desenvolvemos o presente trabalho no Colégio de Aplicação João XXIII/UFJF, localizado em Juiz de Fora (MG), sob um contexto de Residência Docente. Partimos da problemática de uma Cartografia Escolar que se organiza em torno de um espaço geográfico cartesiano e que, em geral, desconsidera outras possibilidades cartográficas de manifestarmos nossas espacialidades. Para tanto, tomando como referencial teórico os estudos de Vigotski e inspirados na proposta dos Mapas Vivenciais, buscamos sistematizar uma metodologia, a qual denominamos Cartografias Vivenciais, que pudesse perpassar os diversos conteúdos da Geografia ao longo do ano letivo. A partir da realização de diferentes práticas didático-pedagógicas que possibilitassem as turmas de 1° Ano do Ensino Médio outras abordagens cartográficas na Geografia Escolar, tivemos por objetivo principal a aproximação com os significados atribuídos às vivências dos sujeitos, tendo em vista sua condição geográfica. Além disso, também possuíamos como intuito suscitar a reflexão dos mesmos sobre suas vivências, por meio das suas próprias expressões.
Resumen : Guided by qualitative research principles, we developed the present research at the João XXIII Application College/UFJF, located in Juiz de Fora (MG), under a Teaching Residency context. We begun from the problematic of a School Cartography that is organized around a Cartesian geographic space and that generally disregards other cartographic possibilities of manifesting our spatialities. Therefore, taking Vigotski's studies as a theoretical framework and inspired by the proposal of Vivential Maps, we seek to systematize a methodology, which we call Vivential Cartographies, that could permeate the diverse contents of Geography throughout the school year. From the execution of different didactic-pedagogical practices that made it possible for the 1st Year of High School classes to have other cartographic approaches in the School Geography Subject, we has as our main objective the approximation with the meanings attributed to the subjects' experiences, in view of their geographical condition. In addition, we also aimed to encourage their reflection on their experiences, through their own expressions.
Palabras clave : Geografia Escolar
Cartografia Escolar
Mapas Vivenciais
Cartografias Vivenciais.
School Geography
School Cartography
Vivential Maps
Vivential Cartographies
CNPq: Educação
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD)
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12212
Fecha de publicación : 1-sep-2020
Aparece en las colecciones: TFD (Trabalho de Formação Docente)



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