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dc.contributor.advisor1Costa, Bruno Muniz Figueiredo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9302044788334450pt_BR
dc.contributor.advisor2Lopes, Leandro Faber-
dc.contributor.advisor2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9866785444465370pt_BR
dc.contributor.referee1Lopes, Jader Janer Moreira-
dc.creatorPereira, Suzanne de Campos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6454182326194966pt_BR
dc.date.accessioned2021-01-12T22:41:53Z-
dc.date.available2020-11-27-
dc.date.available2021-01-12T22:41:53Z-
dc.date.issued2020-09-01-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12212-
dc.description.abstractGuided by qualitative research principles, we developed the present research at the João XXIII Application College/UFJF, located in Juiz de Fora (MG), under a Teaching Residency context. We begun from the problematic of a School Cartography that is organized around a Cartesian geographic space and that generally disregards other cartographic possibilities of manifesting our spatialities. Therefore, taking Vigotski's studies as a theoretical framework and inspired by the proposal of Vivential Maps, we seek to systematize a methodology, which we call Vivential Cartographies, that could permeate the diverse contents of Geography throughout the school year. From the execution of different didactic-pedagogical practices that made it possible for the 1st Year of High School classes to have other cartographic approaches in the School Geography Subject, we has as our main objective the approximation with the meanings attributed to the subjects' experiences, in view of their geographical condition. In addition, we also aimed to encourage their reflection on their experiences, through their own expressions.pt_BR
dc.description.resumoOrientados por princípios qualitativos de investigação, desenvolvemos o presente trabalho no Colégio de Aplicação João XXIII/UFJF, localizado em Juiz de Fora (MG), sob um contexto de Residência Docente. Partimos da problemática de uma Cartografia Escolar que se organiza em torno de um espaço geográfico cartesiano e que, em geral, desconsidera outras possibilidades cartográficas de manifestarmos nossas espacialidades. Para tanto, tomando como referencial teórico os estudos de Vigotski e inspirados na proposta dos Mapas Vivenciais, buscamos sistematizar uma metodologia, a qual denominamos Cartografias Vivenciais, que pudesse perpassar os diversos conteúdos da Geografia ao longo do ano letivo. A partir da realização de diferentes práticas didático-pedagógicas que possibilitassem as turmas de 1° Ano do Ensino Médio outras abordagens cartográficas na Geografia Escolar, tivemos por objetivo principal a aproximação com os significados atribuídos às vivências dos sujeitos, tendo em vista sua condição geográfica. Além disso, também possuíamos como intuito suscitar a reflexão dos mesmos sobre suas vivências, por meio das suas próprias expressões.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Graduação (PROGRAD)pt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectGeografia Escolarpt_BR
dc.subjectCartografia Escolarpt_BR
dc.subjectMapas Vivenciaispt_BR
dc.subjectCartografias Vivenciais.pt_BR
dc.subjectSchool Geographypt_BR
dc.subjectSchool Cartographypt_BR
dc.subjectVivential Mapspt_BR
dc.subjectVivential Cartographiespt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.titlePor outras possibilidades de linguagens na Geografia Escolar: Cartografias Vivenciaispt_BR
dc.typeTrabalho de Formação Docentept_BR
Appears in Collections:TFD (Trabalho de Formação Docente)



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