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Tipo: Dissertação
Título: Uma análise do baixo acesso dos Boletins Pedagógicos de resultados do Spaece 2017
Autor(es): Oliveira, Luciana Bortolucci de
Primeiro Orientador: Faria, Edna Silva
Membro da banca: Kistemann Junior, Marco Aurélio
Membro da banca: Lima, Naira da Costa Muylaert
Resumo: A presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Programa de Pósgraduação Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O caso de gestão estudado tem como situação-problema o fato de que é possível comprovar que os Boletins Pedagógicos não são visualizados por um grande número de usuários, verificando os acessos ao site do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (Spaece). Nesse sentido, a questão de pesquisa investigada foi: quais são as possíveis causas do baixo acesso aos Boletins Pedagógicos do Spaece? Este trabalho teve como objetivo realizar uma investigação com a equipe do CAEd/UFJF responsável pela produção dos Boletins e com representantes da Secretaria da Educação do Estado do Ceará (Seduc) a respeito das possíveis causas do baixo acesso. Para tanto, a metodologia utilizada para a investigação proposta foi uma pesquisa de abordagem qualitativa, por meio de entrevista semiestruturada com funcionários da equipe do CAEd/UFJF e representantes da Seduc. A justificativa desta pesquisa decorreu do fato de haver, comprovadamente, um baixo acesso e, consequentemente, pouca leitura dos Boletins; portanto, o ponto principal do trabalho encontra-se na divulgação de resultados do Spaece e nos Boletins Pedagógicos como facilitadores da leitura e apropriação dos resultados. Os objetos de estudo foram os Boletins Pedagógicos elaborados pelo CAEd/UFJF e disponibilizados no site do Spaece. Nesse sentido, a pesquisa apontou que a demora para a divulgação dos Boletins no site (cerca de dez meses após a aplicação da avaliação) e o formato do arquivo (que não é desenvolvido para a leitura na web, mas sim para a posterior impressão) são os principais motivos desse baixo acesso. A partir da análise dos resultados da pesquisa, foi proposto um Plano de Ação Educacional (PAE) com vistas a apresentar caminhos para que o produto possa cumprir o seu papel de auxílio na divulgação dos resultados já no próximo ciclo de avaliação. As principais ações do PAE consistem em sugerir que o Boletim e os resultados preliminares do Spaece sejam publicados concomitantemente no site e que o material seja desenvolvido em formato PDF pensado para a leitura na web, com fonte, cor e diagramação adequadas.
Abstract: This dissertation was developed within the scope of the Professional Master's degree in Management and Evaluation of Public Education (PPGP) of the Public Policies Center and Education Evaluation of the Federal University of Juiz de Fora (CAEd/UFJF). The management case studied has as a problematic situation the fact that it is possible to prove that the Educational Bulletins are not visualized by a large number of users, verifying the accesses to the website of the Permanent System of Evaluation of Ceará Basic Education (Spaece). Thus, the investigated research question was: what are the possible causes of low access to Spaece Educational Bulletins? This study aimed to investigate the possible causes of the low access together with the CAEd/UFJF team responsible for the production of the Bulletins and with representatives of the Ceará State Secretariat of Education (Seduc). Therefore, the methodology used for the proposed investigation was a qualitative research, through semi-structured interviews with employees of the CAEd/UFJF team and representatives of Seduc. The justification for this research was because there was, evidently, low access and, consequently, little reading of the Bulletins; hence, the main point of the work lies in the dissemination of Spaece results and the Educational Bulletins as facilitators of the reading and appropriation of the results. The study objects were the Educational Bulletins prepared by CAEd/UFJF and made available on the Spaece website. For this purpose, the research pointed out that the delay for the dissemination of the Bulletins on the website (about ten months after the evaluation application) and the file format (which is not developed for reading on the web, but for later printing) are the main reasons for this low access. Based on the analysis of the research results, an Educational Action Plan (PAE) was proposed to present ways so that the product can fulfill its role of helping to disseminate the results in the next evaluation cycle. The main actions of the PAE suggest that the Spaece Bulletin and preliminary results be published concomitantly on the website and that the material be developed in PDF format designed for reading on the web, with an appropriate font, color, and layout.
Palavras-chave: Avaliação educacional
Gestão para resultados
Divulgação de resultados
Uso dos resultados da avaliação
Boletins Pedagógicos
Spaece
Educational evaluation
Management for results
Dissemination of results
Use of evaluation results
Educational Bulletins
Spaece
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
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URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12187
Data do documento: 9-Out-2020
Aparece nas coleções:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



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