Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12072
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
marystherfrançosoteixeiradacosta.pdfPDF/A2.69 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Dissertação
Title: Uma abordagem didático-pedagógica na prevenção das IST: relato de experiência
Author: Costa, Marysther Françoso Teixeira da
First Advisor: Mourão Júnior, Carlos Alberto
Co-Advisor: Hohl, Rodrigo
Referee Member: Macêdo, Simone Moreira de
Referee Member: Damato Neto, José
Resumo: O presente estudo reflete uma inquietação que surgiu a partir da observação da autora ao longo dos anos em sua prática docente no segmento da educação básica, em relação à fala despreocupada de muitos adolescentes no que tange às IST, incrédulos a respeito de sua própria vulnerabilidade. Com efeito, são frequentes os casos de gravidez indesejada, evidenciando a prática de atividades sexuais desprotegidas e vindo ao encontro das crescentes estatísticas de IST no público jovem. Assim, este trabalho teve como objetivo propor um desafio aos alunos para que, através de metodologia ativa, apresentassem propostas de atividades ao restante da turma, propostas estas que foram embasadas no contexto trabalhado em aulas e pesquisas sobre o tema feitas pelos alunos na intenção de que, como protagonistas na construção do conhecimento, alcançassem uma aprendizagem significativa. O trabalho foi desenvolvido na Escola Estadual Raul Soares, situada no município de Ubá, MG, com uma turma do 3º ano do ensino médio regular, no ano de 2020. Como resultado, foi construída um roteiro de sequência didática norteadora, surgida a partir das atividades apresentadas pelos alunos. Pretende-se que este roteiro (produto) tenha o potencial de ser utilizado por outros professores em outros contextos. Ao longo desse processo, foi perceptível a ludicidade nas propostas, elaboradas com muita criatividade e autenticidade, o que reforça a ideia de que há de se considerar o indivíduo em todos os seus aspectos, na perspectiva de que o entretenimento, as emoções e as atitudes devem caminhar lado a lado com o conhecimento, sem perdas para quaisquer das partes, rumo a uma aprendizagem significativa.
Abstract: The present study came to light from the carefree speech of many adolescents incredulous of their own vulnerability regarding STIs over many years of high school teaching. An example of this concern are cases of unwanted pregnancies due to the unprotected sexual activities and the growing prevalence of STIs among youngsters. Thus, this work aimed to challenge the student’s beliefs about STIs through active learning. Divided into groups, students presented activities based on the content shown in classes and their own investigative research according to the principles of meaningful learning. This work was developed in 2020 with 3 rd year high school students at the State School Raul Soares, city of Ubá-MG, Brazil. As a result, a didactic sequence merged from the activities presented by the students. There is a predominance of playfulness in the proposals, involved with creativity and authenticity, which reinforces the idea that the individual must be considered in all its aspects, that is, the perspective that entertainment, emotions and attitudes go hand in hand alongside with knowledge, without losses and towards meaningful learning.
Keywords: Ensino médio
Doenças
Aprendizagem significativa
Metodologia ativa
High school
Disease
Meaningful learning
Active learning
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: ICB – Instituto de Ciências Biológicas
Program: Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12072
Issue Date: 12-Aug-2020
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO (Campus JF)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons