Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12072
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
marystherfrançosoteixeiradacosta.pdfPDF/A2.69 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Mourão Júnior, Carlos Alberto-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7005397232783288pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Hohl, Rodrigo-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7826174736878321pt_BR
dc.contributor.referee1Macêdo, Simone Moreira de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2378547412970818pt_BR
dc.contributor.referee2Damato Neto, José-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5975321605437023pt_BR
dc.creatorCosta, Marysther Françoso Teixeira da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0663134173556897pt_BR
dc.date.accessioned2020-12-15T13:58:51Z-
dc.date.available2020-12-15-
dc.date.available2020-12-15T13:58:51Z-
dc.date.issued2020-08-12-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12072-
dc.description.abstractThe present study came to light from the carefree speech of many adolescents incredulous of their own vulnerability regarding STIs over many years of high school teaching. An example of this concern are cases of unwanted pregnancies due to the unprotected sexual activities and the growing prevalence of STIs among youngsters. Thus, this work aimed to challenge the student’s beliefs about STIs through active learning. Divided into groups, students presented activities based on the content shown in classes and their own investigative research according to the principles of meaningful learning. This work was developed in 2020 with 3 rd year high school students at the State School Raul Soares, city of Ubá-MG, Brazil. As a result, a didactic sequence merged from the activities presented by the students. There is a predominance of playfulness in the proposals, involved with creativity and authenticity, which reinforces the idea that the individual must be considered in all its aspects, that is, the perspective that entertainment, emotions and attitudes go hand in hand alongside with knowledge, without losses and towards meaningful learning.pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo reflete uma inquietação que surgiu a partir da observação da autora ao longo dos anos em sua prática docente no segmento da educação básica, em relação à fala despreocupada de muitos adolescentes no que tange às IST, incrédulos a respeito de sua própria vulnerabilidade. Com efeito, são frequentes os casos de gravidez indesejada, evidenciando a prática de atividades sexuais desprotegidas e vindo ao encontro das crescentes estatísticas de IST no público jovem. Assim, este trabalho teve como objetivo propor um desafio aos alunos para que, através de metodologia ativa, apresentassem propostas de atividades ao restante da turma, propostas estas que foram embasadas no contexto trabalhado em aulas e pesquisas sobre o tema feitas pelos alunos na intenção de que, como protagonistas na construção do conhecimento, alcançassem uma aprendizagem significativa. O trabalho foi desenvolvido na Escola Estadual Raul Soares, situada no município de Ubá, MG, com uma turma do 3º ano do ensino médio regular, no ano de 2020. Como resultado, foi construída um roteiro de sequência didática norteadora, surgida a partir das atividades apresentadas pelos alunos. Pretende-se que este roteiro (produto) tenha o potencial de ser utilizado por outros professores em outros contextos. Ao longo desse processo, foi perceptível a ludicidade nas propostas, elaboradas com muita criatividade e autenticidade, o que reforça a ideia de que há de se considerar o indivíduo em todos os seus aspectos, na perspectiva de que o entretenimento, as emoções e as atitudes devem caminhar lado a lado com o conhecimento, sem perdas para quaisquer das partes, rumo a uma aprendizagem significativa.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICB – Instituto de Ciências Biológicaspt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIOpt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectDoençaspt_BR
dc.subjectAprendizagem significativapt_BR
dc.subjectMetodologia ativapt_BR
dc.subjectHigh schoolpt_BR
dc.subjectDiseasept_BR
dc.subjectMeaningful learningpt_BR
dc.subjectActive learningpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.titleUma abordagem didático-pedagógica na prevenção das IST: relato de experiênciapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO (Campus JF)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons