Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12070
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
maíramatosdeoliveira.pdfPDF/A5.93 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
mairamatosdeoliveira-produtoeducadional.pdf3.61 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Dissertação
Título: A contribuição das histórias em quadrinhos para a formação de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental
Autor(es): Oliveira, Maíra Matos de
Primeiro Orientador: Carneiro, Reginaldo Fernando
Membro da banca: Souza, Antonio Carlos de
Membro da banca: Silva, Leonardo José da
Resumo: As histórias em quadrinhos (HQs) são um recurso didático que pode ser uma possibilidade para o ensino de matemática utilizado pelo professor dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Nessa perspectiva, esta pesquisa tem como questão de pesquisa: “Quais contribuições que um curso de extensão, que aborda as HQs como recurso didático, pode oferecer a professores (e futuros professores) que ensinam matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental e Educação Infantil?”. Como objetivo geral investigar as contribuições de um curso de extensão que aborda as HQs como recurso didático para a formação matemática dos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental e Educação Infantil. E, como objetivos específicos, temos: identificar percepções e aprendizagens dos professores no curso de extensão sobre HQs na educação e; contribuir para a formação dos professores dos anos iniciais no que se refere à utilização das HQs nas aulas de matemática. Para tanto, desenvolvemos uma pesquisa qualitativa, baseada na pesquisa-ação, que utilizou para produção de dados um curso de extensão e questionários em que participaram sete professores. As análises dos dados evidenciaram que o curso contribuiu com discussões que podem levar os professores a refletirem sobre a importância de oportunizar aos alunos momentos em que se tornem agentes ativos no seu aprender, dando significado aos conteúdos que até então poderiam parecer abstratos. Além disso, os participantes reconheceram que as HQs podem ser um recurso inédito que é capaz de apresentar aos alunos a Matemática de uma forma diferente e presente no cotidiano deles. Por fim, desenvolveu-se um produto educacional com orientações aos professores para utilizarem as HQs como recurso didático nas aulas de Matemática.
Abstract: The Comics (HQs) are a didactic resource that can be a possibility for teaching mathematics used by the teacher of the early years of Elementary School. In this perspective, this research has the following research question: “What contributions can an extension course, which addresses comics as a teaching resource, offer to teachers (and future teachers) who teach mathematics in the early years of Elementary School and Childhood Education?”. As a general objective to investigate the contributions of an extension course that addresses comics as a didactic resource for the mathematical education of teachers in the early years of Elementary School and Childhood Education. And, as specific objectives, we have: to identify teachers’ perceptions and learning in the extension course on HQs in education and; contribute to the teacher education in the early years with regard to the use of comics in mathematics classes. To this end, we developed a qualitative research, based on action research, which used, for data production, an extension course and questionnaires in which seven teachers participated. Data analysis showed that the course contributed to discussions that can lead teachers to reflect on the importance of providing students with moments when they become active agents in their learning, giving meaning to content that until then might seem abstract. In addition, the participants recognized that the identified HQs can be an unprecedented resource that is able to present students with Mathematics in a different way and in their daily lives. Finally, an educational product was developed with guidelines for teachers to use the comic books as a teaching resource in mathematics classes.
Palavras-chave: Histórias em quadrinhos
Formação de professores
Ensino de matemática
Anos iniciais do ensino fundamental
Comics
Teacher education
Mathematics teaching
Early years of elementary school
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: ICE – Instituto de Ciências Exatas
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação Matemática
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12070
Data do documento: 16-Mar-2020
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT (Dissertações)



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons