Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12070
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
maíramatosdeoliveira.pdfPDF/A5.93 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
mairamatosdeoliveira-produtoeducadional.pdf3.61 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Carneiro, Reginaldo Fernando-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6592343865729395pt_BR
dc.contributor.referee1Souza, Antonio Carlos de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Leonardo José da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.creatorOliveira, Maíra Matos de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3007287715556136pt_BR
dc.date.accessioned2020-12-15T12:57:48Z-
dc.date.available2020-10-19-
dc.date.available2020-12-15T12:57:48Z-
dc.date.issued2020-03-16-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12070-
dc.description.abstractThe Comics (HQs) are a didactic resource that can be a possibility for teaching mathematics used by the teacher of the early years of Elementary School. In this perspective, this research has the following research question: “What contributions can an extension course, which addresses comics as a teaching resource, offer to teachers (and future teachers) who teach mathematics in the early years of Elementary School and Childhood Education?”. As a general objective to investigate the contributions of an extension course that addresses comics as a didactic resource for the mathematical education of teachers in the early years of Elementary School and Childhood Education. And, as specific objectives, we have: to identify teachers’ perceptions and learning in the extension course on HQs in education and; contribute to the teacher education in the early years with regard to the use of comics in mathematics classes. To this end, we developed a qualitative research, based on action research, which used, for data production, an extension course and questionnaires in which seven teachers participated. Data analysis showed that the course contributed to discussions that can lead teachers to reflect on the importance of providing students with moments when they become active agents in their learning, giving meaning to content that until then might seem abstract. In addition, the participants recognized that the identified HQs can be an unprecedented resource that is able to present students with Mathematics in a different way and in their daily lives. Finally, an educational product was developed with guidelines for teachers to use the comic books as a teaching resource in mathematics classes.pt_BR
dc.description.resumoAs histórias em quadrinhos (HQs) são um recurso didático que pode ser uma possibilidade para o ensino de matemática utilizado pelo professor dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Nessa perspectiva, esta pesquisa tem como questão de pesquisa: “Quais contribuições que um curso de extensão, que aborda as HQs como recurso didático, pode oferecer a professores (e futuros professores) que ensinam matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental e Educação Infantil?”. Como objetivo geral investigar as contribuições de um curso de extensão que aborda as HQs como recurso didático para a formação matemática dos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental e Educação Infantil. E, como objetivos específicos, temos: identificar percepções e aprendizagens dos professores no curso de extensão sobre HQs na educação e; contribuir para a formação dos professores dos anos iniciais no que se refere à utilização das HQs nas aulas de matemática. Para tanto, desenvolvemos uma pesquisa qualitativa, baseada na pesquisa-ação, que utilizou para produção de dados um curso de extensão e questionários em que participaram sete professores. As análises dos dados evidenciaram que o curso contribuiu com discussões que podem levar os professores a refletirem sobre a importância de oportunizar aos alunos momentos em que se tornem agentes ativos no seu aprender, dando significado aos conteúdos que até então poderiam parecer abstratos. Além disso, os participantes reconheceram que as HQs podem ser um recurso inédito que é capaz de apresentar aos alunos a Matemática de uma forma diferente e presente no cotidiano deles. Por fim, desenvolveu-se um produto educacional com orientações aos professores para utilizarem as HQs como recurso didático nas aulas de Matemática.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICE – Instituto de Ciências Exataspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educação Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectHistórias em quadrinhospt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectEnsino de matemáticapt_BR
dc.subjectAnos iniciais do ensino fundamentalpt_BR
dc.subjectComicspt_BR
dc.subjectTeacher educationpt_BR
dc.subjectMathematics teachingpt_BR
dc.subjectEarly years of elementary schoolpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.titleA contribuição das histórias em quadrinhos para a formação de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamentalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons