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Tipo: Dissertação
Título: Fatores de eficácia da gestão escolar associados ao desempenho no IDEB: o caso da Escola Estadual Lauro Machado em Turmalina/MG
Autor(es): Jesus, Deusdete Pinheiro de
Primeiro Orientador: Ferreira, Victor Cláudio Paradela
Membro da banca: Castro, Maria Cristina Drumond e
Membro da banca: Costa, Débora Vargas Ferreira
Resumo: A presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O caso de gestão estudado tem como propósito analisar e identificar quais foram os elementos utilizados na Escola Estadual Lauro Machado, no município de Turmalina/MG e que podem ter interferido positivamente nas avaliações externas. O foco, da presente dissertação, se baseia em entender os principais elementos administrativos, pedagógicos e de docência que resultaram na elevação, significativa, de resultados no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB, no período de 2008 a 2015, na escola estudada. Foram analisados dados de indicadores educacionais e também entrevistas com servidores e pais, do período supracitado, para um melhor entendimento e fidelidade das informações apuradas. Verificou-se que alguns fatores se revelaram fundamentais para os resultados alcançados, tais como o planejamento pedagógico e anual, a monitoria do planejamento dos professores e dos resultados das avaliações internas dos estudantes, a melhoria na qualidade das reuniões, o envolvimento dos pais, a gestão relacional, os estudos dos boletins de avaliação e o uso de simulados. Ao final do texto, propõe-se um Plano de Ação Escolar para a Superintendência Regional de Ensino de Diamantina, na qual a escola está inserida, para que possa ser replicada em outras unidades escolares.
Abstract: This dissertation was developed within the scope of the Professional Master in Management and Evaluation of Public Education (PPGP) of the Center for Public Policies and Education Evaluation of the Federal University of Juiz de Fora (CAEd / UFJF). The management case studied aims to analyze and identify which elements were used at the State School Lauro Machado, in the municipality of Turmalina / MG and that may have positively interfered in external evaluations. The focus of this dissertation is based on understanding the main administrative, pedagogical and teaching elements that resulted in the significant increase in results in the Basic Education Development Index - IDEB, in the period from 2008 to 2015, in the studied school. Data from educational indicators were analyzed, as well as interviews with civil servants and parents, from the aforementioned period, for a better understanding and fidelity of the information obtained. It was found that some factors were found to be fundamental to the results achieved, such as pedagogical and annual planning, monitoring of teachers' planning and the results of internal student evaluations, improvement in meeting quality, parental involvement, relational management, studies of assessment bulletins and the use of simulations. At the end of the text, a School Action Plan is proposed for the Regional Superintendence of Education of Diamantina, in which the school is inserted, so that it can be replicated in other school units.
Palavras-chave: Avaliações externas
Indicadores educacionais
Gestão escolar
IDEB
External assessments
Educational indicators
School management
IDEB
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12032
Data do documento: 19-Dez-2019
Aparece nas coleções:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



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