Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12032
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
deusdetepinheirodejesus.pdf3.35 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Ferreira, Victor Cláudio Paradela-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4377823656746439pt_BR
dc.contributor.referee1Castro, Maria Cristina Drumond e-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8402406521255088pt_BR
dc.contributor.referee2Costa, Débora Vargas Ferreira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8509529172867577pt_BR
dc.creatorJesus, Deusdete Pinheiro de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2020-12-10T19:50:36Z-
dc.date.available2020-12-10-
dc.date.available2020-12-10T19:50:36Z-
dc.date.issued2019-12-19-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12032-
dc.description.abstractThis dissertation was developed within the scope of the Professional Master in Management and Evaluation of Public Education (PPGP) of the Center for Public Policies and Education Evaluation of the Federal University of Juiz de Fora (CAEd / UFJF). The management case studied aims to analyze and identify which elements were used at the State School Lauro Machado, in the municipality of Turmalina / MG and that may have positively interfered in external evaluations. The focus of this dissertation is based on understanding the main administrative, pedagogical and teaching elements that resulted in the significant increase in results in the Basic Education Development Index - IDEB, in the period from 2008 to 2015, in the studied school. Data from educational indicators were analyzed, as well as interviews with civil servants and parents, from the aforementioned period, for a better understanding and fidelity of the information obtained. It was found that some factors were found to be fundamental to the results achieved, such as pedagogical and annual planning, monitoring of teachers' planning and the results of internal student evaluations, improvement in meeting quality, parental involvement, relational management, studies of assessment bulletins and the use of simulations. At the end of the text, a School Action Plan is proposed for the Regional Superintendence of Education of Diamantina, in which the school is inserted, so that it can be replicated in other school units.pt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O caso de gestão estudado tem como propósito analisar e identificar quais foram os elementos utilizados na Escola Estadual Lauro Machado, no município de Turmalina/MG e que podem ter interferido positivamente nas avaliações externas. O foco, da presente dissertação, se baseia em entender os principais elementos administrativos, pedagógicos e de docência que resultaram na elevação, significativa, de resultados no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB, no período de 2008 a 2015, na escola estudada. Foram analisados dados de indicadores educacionais e também entrevistas com servidores e pais, do período supracitado, para um melhor entendimento e fidelidade das informações apuradas. Verificou-se que alguns fatores se revelaram fundamentais para os resultados alcançados, tais como o planejamento pedagógico e anual, a monitoria do planejamento dos professores e dos resultados das avaliações internas dos estudantes, a melhoria na qualidade das reuniões, o envolvimento dos pais, a gestão relacional, os estudos dos boletins de avaliação e o uso de simulados. Ao final do texto, propõe-se um Plano de Ação Escolar para a Superintendência Regional de Ensino de Diamantina, na qual a escola está inserida, para que possa ser replicada em outras unidades escolares.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado em Gestão e Avaliação em Educação Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
dc.subjectAvaliações externaspt_BR
dc.subjectIndicadores educacionaispt_BR
dc.subjectGestão escolarpt_BR
dc.subjectIDEBpt_BR
dc.subjectExternal assessmentspt_BR
dc.subjectEducational indicatorspt_BR
dc.subjectSchool managementpt_BR
dc.subjectIDEBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.titleFatores de eficácia da gestão escolar associados ao desempenho no IDEB: o caso da Escola Estadual Lauro Machado em Turmalina/MGpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons