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Tipo: Dissertação
Título: Gestão de processos da Coordenação Regional dos Colegiados Escolares da Superintendência Regional de Ensino de Poços de Caldas: desafios à promoção da gestão escolar democrática
Autor(es): Ferreira, Christiane Steiger
Primeiro Orientador: Scortegagna, Liamara
Membro da banca: Alvim, Maria Isabel da Silva Azevedo
Membro da banca: Gonçalves, Maria Célia da Silva
Membro da banca: Dantas, Mario Antonio Ribeiro
Resumo: A presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O caso de gestão estudado compreende a Coordenação Regional dos Colegiados Escolares da Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Poços de Caldas, tendo como recorte de pesquisa os Colegiados Escolares das 10 escolas estaduais do município de Poços de Caldas. No período de 2013 a 2017, verificamos a inexistência de um planejamento de ações sistemáticas e processuais desta Coordenação, mas, tão somente, ações isoladas, em resposta a demandas – também isoladas – da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE), bem como dificuldades na gestão de processos do trabalho desenvolvido, o que repercute na atuação dos conselheiros escolares e, consequentemente, na promoção de uma gestão escolar participativa. Desta forma, surgiu a questão: como a Coordenação Regional dos Colegiados Escolares da SRE de Poços de Caldas pode reestruturar o seu trabalho, de modo a desenvolver ações que potencializem a mobilização e fortalecimento dos Colegiados Escolares, instâncias primordiais à gestão democrática?Assim, assumimos como hipótese que esta situação revela a precariedade desta Coordenação no âmbito regional e estadual e colabora para uma parca atuação dos conselheiros escolares. O objetivo geral definido para este estudo foi compreender as dificuldades da Coordenação Regional dos Colegiados Escolares da SRE Poços de Caldas quanto ao acompanhamento destes órgãos em cada escola, além de propor ações de sistematização dos procedimentos de trabalho desta coordenação. Os objetivos específicos foram: i) apresentar o contexto do caso e as evidências do problema; ii) analisar as dificuldades de atuação desta Coordenação, mediante a articulação do referencial teórico com a análise dos dados coletados na pesquisa; iii) desenvolver um Plano de Ação Educacional para reestruturação do trabalho, visando ao aperfeiçoamento da gestão de processos desta Coordenação e à eficácia de sua presença junto às escolas, de modo a colaborar para o fortalecimento dos Colegiados Escolares e a promoção de uma cultura escolar democrática, tendo por referência as contribuições da Gestão do Conhecimento (GC) para a melhoria da administração pública, frente aos entraves burocráticos. Para tanto, utilizamos, como metodologia a pesquisa qualitativa e como instrumentos a aplicação de questionários para os gestores e membros dos Colegiados das escolas estaduais de Poços de Caldas, além de entrevistas semiestruturadas com os 3 servidores que atuam junto à Coordenação Regional dos Colegiados Escolares.Os resultados da pesquisa indicaram distanciamento e dificuldades no fluxo comunicacional entre a SRE e as escolas, invisibilidade da Coordenação estudada e fragilidade dos dispositivos de acesso à informação e conhecimento, por parte dos membros dos Colegiados Escolares. O estudo ainda sinaliza vias para prospecção de trabalhos futuros, quanto à aplicação da GC na educação. Assim, o Plano de Ação proposto contempla dois campos, complementares: I) disponibilização de canais de acesso ao conhecimento explícito e ao conhecimento institucional da SRE e ao conhecimento tácito de outros sujeitos e II) processos formativos de socialização e internalização de conhecimentos.
Abstract: This paper has been developed within the scope of the Professional Masters in Management and Evaluation of Public Education (PPGP) of the Center for Public Policy and Evaluation of Education of the Federal University of Juiz de Fora (CAEd/UFJF). The management case studied comprehends the Regional Coordination of School Collegiates of the Regional Teaching Superintendence of Poços de Caldas (SRE), having as research clippings the School Collegiates of the 10 state schools of the city of Poços de Caldas. From 2013 to 2017, the nonexistence of planning for systematic actions and processes of this Coordination has been found, rather, isolated actions only as answers to demands – also isolated – from the State Secretary of Education of Minas Gerais (SEE), as well as difficulties with the management of the work process developed, which reflects on the performance of the school counselors and, consequently, in a participative school management. Hence, the following question came up: How can the Regional Coordination of School Collegiates of SRE Poços de Caldas restructure its work so as to develop actions to potentialize the mobilization and strengthening of the School Collegiates, a primary stance for democratic management? Thus, it is supposed as a hypothesis that this situation reveals the precariousness of this Coordination within the regional and state environment and collaborates to a poor performance of the school counselors. The general goal defined for this study has been to comprehend the difficulties of the Regional Coordination of School Collegiates of SRE Poços de Caldas as to the follow up of these departments in each school, besides proposing actions of systematization of work procedures of this Coordination. The specific goals were: i) to present the context of the case and the evidences of the problem; ii) to analyze the operation difficulties of this Coordination, as to the performance of the referred theory with the collected data analysis from the study research; iii) to develop an Educational Plan of Action for the restructuring of the work, seeking the perfectioning of the process management of this Coordination and the effectiveness of its presence along the schools, hence collaborating to the strengthening of the School Collegiates and the promotion of a democratic school culture, having as reference the contributions of Knowledge Management (KM) for the improvement of the public management given the red tape hinders. For such, we have used as methodology the qualitative research and as tools the application of surveys to the managers and members of the Collegiates of the state schools of Poços de Caldas, along with the semi structured interviews with the 3 government workers that work with the Regional Coordination of School Collegiates. The results of the research showed detachment and difficulties in communication flow between SRE and schools, invisibility of the studied Coordination and fragility of the access devices to information and knowledge, on the part of the School Collegiates. The study also signals ways for the prospection for future works, as to applying KM in education. Hence, the proposed Action Plan contemplates two fields, complementary: I) providing means of access to explicit knowledge and to the institutional knowledge of the SRE and to the implicit knowledge of other subjects and II) formative processes of socialization and internalization of knowledge.
Palavras-chave: Gestão democrática
Colegiados escolares
Gestão do conhecimento
Democratic management
School collegiates
Knowledge management
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11914
Data do documento: 12-Jul-2019
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