https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/118
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
gustavohenriquedarochareis.pdf | 1.37 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Clase: | Dissertação |
Título : | CALearning - recomendação híbrida de conteúdos educacionais |
Autor(es): | Reis, Gustavo Henrique da Rocha |
Orientador: | Barrére, Eduardo |
Miembros Examinadores: | Moreno, Marcelo Ferreira |
Miembros Examinadores: | Soares Neto, Carlos de Salles |
Resumo: | O uso de dispositivos m oveis v^em aumentando signi cativamente nos ultimos anos. Outra tend^encia e a consolida c~ao no uso Tecnologias Digitais da Informa c~ao e Comunica c~ao para ns educacionais. Estes cen arios juntos possibilitam novas formas de comunica c~ao entre professores e alunos, como, por exemplo, a recomenda c~ao de conte udos educacionais e colabora c~ao utilizando dispositivos m oveis. Este trabalho mostra uma arquitetura, chamada CALearning, que re une as principais caracter sticas para um sistema de aprendizado m ovel, como promover a colabora c~ao (recomenda c~ao e avalia c~ao de conte udos) entre os alunos e fazer a recomenda c~ao de conte udos de acordo com o estilo de aprendizagem e prefer^encias do usu ario. A arquitetura tamb em faz uso de informa c~oes de contexto para recomendar conte udos adaptados de acordo com as caracter sticas de acesso a Internet (taxa de transmiss~ao) e deslocamento do aluno durante sua intera c~ao com o aplicativo. Como prova de conceito foi desenvolvido tr^es sistemas chamados CALearningDroid, CALearningWeb e CALearningWS, baseado na arquitetura proposta |
Resumen : | The use of mobile devices have increased signi cantly in recent years. Another trend is the consolidation in using Digital Technologies of Information and Communication for educational purposes. These scenarios together enable new forms of communication between teachers and students, for example, the recommendation of educational content and collaboration using mobile devices. This work shows an architecture called CALearning, which brings together the main features for a mobile learning system as promote collaboration (recommendation and content evaluation) among students and to do the content recommendation according to the learning style and user's preferences. The architecture also does use of context information to recommend content tailored according to the Internet access features (transmission rate) and displacement of the learner during their interaction with the application. As proof of concept, was developed three systems called CALearningDroid, CALearningWeb and CALearningWS, based in the proposed architecture. |
Palabras clave : | Estilo de aprendizagem Informa ções de contexto Recomendação de conteúdo Learning Style Context Information Content Recommendation |
CNPq: | Ciência da Computação |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal de Juiz de Fora |
Sigla de la Instituición: | UFJF |
Departamento: | ICE – Instituto de Ciências Exatas |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação |
Clase de Acesso: | Acesso Aberto |
URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/118 |
Fecha de publicación : | 6-ago-2015 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado em Ciência da Computação (Dissertações) |
Los ítems de DSpace están protegidos por licencias Creative Commons, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.