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dc.contributor.advisor1Barrére, Eduardo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0735298552666402pt_BR
dc.contributor.referee1Moreno, Marcelo Ferreira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4760230A7pt_BR
dc.contributor.referee2Soares Neto, Carlos de Salles-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4730798E1pt_BR
dc.creatorReis, Gustavo Henrique da Rocha-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4716717E1pt_BR
dc.date.accessioned2015-12-09T10:33:11Z-
dc.date.available2015-12-07-
dc.date.available2015-12-09T10:33:11Z-
dc.date.issued2015-08-06-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/118-
dc.description.abstractThe use of mobile devices have increased signi cantly in recent years. Another trend is the consolidation in using Digital Technologies of Information and Communication for educational purposes. These scenarios together enable new forms of communication between teachers and students, for example, the recommendation of educational content and collaboration using mobile devices. This work shows an architecture called CALearning, which brings together the main features for a mobile learning system as promote collaboration (recommendation and content evaluation) among students and to do the content recommendation according to the learning style and user's preferences. The architecture also does use of context information to recommend content tailored according to the Internet access features (transmission rate) and displacement of the learner during their interaction with the application. As proof of concept, was developed three systems called CALearningDroid, CALearningWeb and CALearningWS, based in the proposed architecture.pt_BR
dc.description.resumoO uso de dispositivos m oveis v^em aumentando signi cativamente nos ultimos anos. Outra tend^encia e a consolida c~ao no uso Tecnologias Digitais da Informa c~ao e Comunica c~ao para ns educacionais. Estes cen arios juntos possibilitam novas formas de comunica c~ao entre professores e alunos, como, por exemplo, a recomenda c~ao de conte udos educacionais e colabora c~ao utilizando dispositivos m oveis. Este trabalho mostra uma arquitetura, chamada CALearning, que re une as principais caracter sticas para um sistema de aprendizado m ovel, como promover a colabora c~ao (recomenda c~ao e avalia c~ao de conte udos) entre os alunos e fazer a recomenda c~ao de conte udos de acordo com o estilo de aprendizagem e prefer^encias do usu ario. A arquitetura tamb em faz uso de informa c~oes de contexto para recomendar conte udos adaptados de acordo com as caracter sticas de acesso a Internet (taxa de transmiss~ao) e deslocamento do aluno durante sua intera c~ao com o aplicativo. Como prova de conceito foi desenvolvido tr^es sistemas chamados CALearningDroid, CALearningWeb e CALearningWS, baseado na arquitetura propostapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Forapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICE – Instituto de Ciências Exataspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ciência da Computaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEstilo de aprendizagempt_BR
dc.subjectInforma ções de contextopt_BR
dc.subjectRecomendação de conteúdopt_BR
dc.subjectLearning Stylept_BR
dc.subjectContext Informationpt_BR
dc.subjectContent Recommendationpt_BR
dc.subject.cnpqCiência da Computaçãopt_BR
dc.titleCALearning - recomendação híbrida de conteúdos educacionaispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Ciência da Computação (Dissertações)



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