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Clase: Dissertação
Título : A organização do planejamento coletivo dos professores dentro do horário de trabalho pedagógico em uma escola estadual de educação profissional no município de Ipueiras (Ceará)
Autor(es): Sampaio, Jamile Raquel Felix
Orientador: Neubert, Luiz Flávio
Miembros Examinadores: Dutra, Rogéria Campos de Almeida
Miembros Examinadores: Lourenço, Joyce Louback
Resumo: O caso de gestão em torno da qual esta pesquisa foi desenvolvida trata das dificuldades por parte da gestão escolar na organização do planejamento coletivo dos professores dentro do Horário de Trabalho Pedagógico (HTP), em uma Escola Estadual de Educação Profissional da SEDUC/CE no município de Ipueiras. A principal motivação para a realização deste estudo está atrelada ao fato de que desde o ano de 2015 a pesquisadora atua como professora de Língua Portuguesa na escola investigada e, a partir de então, vem observando que a gestão escolar enfrenta dificuldades no que tange à organização do planejamento coletivo dos professores dentro do HTP, especialmente diante do que estabelecem os documentos normativos dessa política. Assim, a seguinte pergunta norteou este estudo: como a gestão da Escola Estadual de Educação Profissional Dario Catunda Fontenele lida com o planejamento coletivo dos professores dentro do Horário de Trabalho Pedagógico e de que forma isso poderia se converter em momentos coletivos de interação profissional? O objetivo geral desta pesquisa foi compreender como ocorre a organização do planejamento coletivo dos professores dentro do HTP na escola estudada e analisar de que forma isso poderia se converter em momentos coletivos de integração da equipe escolar. Os objetivos específicos foram analisar e compreender a organização e o funcionamento do planejamento coletivo dos professores dentro do Horário de Trabalho Pedagógico na escola em questão e elaborar um plano de ação a partir do estudo das fragilidades e potencialidades apresentadas pelo atual formato de organização do planejamento coletivo dos professores dentro do HTP na escola pesquisada. A partir de uma abordagem qualitativa, este estudo de caso foi desenvolvido por meio de um levantamento bibliográfico de documentos e legislação que envolvesse o HTP nas escolas do Ceará e da análise de fichas respondidas pelos professores e de reuniões com os docentes. Desse modo, a pesquisa revelou a necessidade de melhorias no que tange à organização do planejamento coletivo dos professores dentro do HTP. Mediante isso, foi elaborado um Plano de Ação Educacional (PAE) com algumas indicações que podem contribuir para uma reestruturação no atual formato de organização do planejamento coletivo dos professores durante o HTP na escola investigada.
Resumen : The management case around which this research was developed deals with the difficulties of school management in organizing the collective planning of teachers within the Pedagogical Work Schedule (HTP), in a SEDUC / CE State School of Professional Education in the municipality. from Ipueiras. The main motivation for conducting this study is linked to the fact that since 2015 the researcher has been acting as a Portuguese Language teacher at the school investigated and, since then, has been observing that school management faces difficulties in terms of organization of the collective planning of teachers within the HTP, especially in view of what the normative documents of this policy establish. Thus, the following question guided this study: How does the management of the Dario Catunda Fontenele State School of Vocational Education deal with the collective planning of teachers within the Pedagogical Working Hours and how could this become collective moments of professional interaction? The general objective of this research was to understand how the organization of collective planning of teachers within the HTP occurs in the school studied and to analyze how this could become collective moments of integration of the school team. The specific objectives were to analyze and understand the organization and functioning of teachers' collective planning within the Pedagogical Work Schedule in the school in question and to elaborate an action plan from the study of the weaknesses and potentialities presented by the current collective planning organization format. of teachers within the HTP at the school surveyed. From a qualitative approach, this case study was developed through a bibliographic survey of documents and legislation involving HTP in schools in Ceará and the analysis of files answered by teachers and meetings with teachers. Thus, the research revealed the need for improvements regarding the organization of teachers' collective planning within the HTP. Thus, an Educational Action Plan (PAE) was elaborated with some indications that may contribute to a restructuring in the current organization format of the collective planning of teachers during the HTP in the investigated school.
Palabras clave : Horário de trabalho pedagógico
Gestão pedagógica
Gestão escolar
Planejamento escolar
Pedagogical working hours
Pedagogical management
School management
School planning
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11877
Fecha de publicación : 24-sep-2019
Aparece en las colecciones: Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



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