Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11859
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
lilianemariadeoliveirasilva.pdfPDF/A2.9 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Dissertação
Título: Jornalismo em até 280 caracteres: a construção da notícia no Twitter sob a perspectiva das mídias tradicional e independente
Autor(es): Silva, Liliane Maria de Oliveira
Primeiro Orientador: Vieira, Soraya Maria Ferreira
Membro da banca: Caravelas, Gabriela Borges Martins
Membro da banca: Mello, Christine Pires Nelson de
Resumo: O fenômeno emergente da convergência midiática vem há algum tempo modificando a relação já estabelecida entre o público e o jornalismo. Juntamente com as tecnologias informacionais que tanto modificaram as práticas e os processos comunicacionais, alterando a lógica de produção e de consumo das notícias, que são consideradas a matéria prima do jornalismo. Diante desse contexto, onde a cultura participativa e a inteligência coletiva promovem maior participação e colaboração dos interagentes e interatores, principalmente nas redes sociais digitais. A pesquisa pretende discutir e identificar a maneira como a transição da notícia entre os diferentes meios tem se dado, de forma específica na rede social twitter, que é a rede social de interesse nesse estudo. Para tentar compreender a maneira como os elementos estéticos empregados na construção da notícia potencializam ou limitam seu alcance na rede, assim como seu o fluxo da notícia é alterado com o emprego de tais elementos, os perfis do jornal O Globo e dos Jornalistas Livres no microbloging serão analisados, afim de identificar até que ponto essa notícia é configurada ou reconfigurada para atender a fluidez desse meio imersivo que é a internet
Abstract: The emerging phenomenon of media convergence has for some time been modifying the already established relationship between the public and journalism. Together with the information technologies that have modified the communication practices and processes, changing the logic of production and consumption of news, which are considered the raw material of journalism. In this context, where participatory culture and collective intelligence promote greater participation and collaboration of interactors and interactors, especially in digital social networks. The research intends to discuss and identify the way in which the transition of news between the different media has been given, specifically in the twitter social network, which is the social network of interest in this study. To try to understand how the aesthetic elements employed in the construction of the news potentiate or limit their reach in the network, as well as their the flow of the news is altered with the employment of such elements, the profiles of the newspaper O Globo and the Jornalistas Livres in microblogging will be analyzed in order to identify the extent to which this news is configured or reconfigured to meet the fluidity of the immersive medium that is the Internet.
Palavras-chave: Jornalismo
Twitter
Notícia
Elementos estéticos
Redes sociais
Journalism
Twitter
News
Aesthetic Elements
Social networks
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Comunicação Social
Programa: Programa de Pós-graduação em Comunicação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11859
Data do documento: 27-Ago-2018
Aparece nas coleções:Mestrado em Comunicação (Dissertações)



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons