Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11859
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
lilianemariadeoliveirasilva.pdfPDF/A2.9 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Vieira, Soraya Maria Ferreira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3142292285628321pt_BR
dc.contributor.referee1Caravelas, Gabriela Borges Martins-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.referee2Mello, Christine Pires Nelson de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4370603819410677pt_BR
dc.creatorSilva, Liliane Maria de Oliveira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2020-11-12T21:34:32Z-
dc.date.available2020-09-22-
dc.date.available2020-11-12T21:34:32Z-
dc.date.issued2018-08-27-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11859-
dc.description.abstractThe emerging phenomenon of media convergence has for some time been modifying the already established relationship between the public and journalism. Together with the information technologies that have modified the communication practices and processes, changing the logic of production and consumption of news, which are considered the raw material of journalism. In this context, where participatory culture and collective intelligence promote greater participation and collaboration of interactors and interactors, especially in digital social networks. The research intends to discuss and identify the way in which the transition of news between the different media has been given, specifically in the twitter social network, which is the social network of interest in this study. To try to understand how the aesthetic elements employed in the construction of the news potentiate or limit their reach in the network, as well as their the flow of the news is altered with the employment of such elements, the profiles of the newspaper O Globo and the Jornalistas Livres in microblogging will be analyzed in order to identify the extent to which this news is configured or reconfigured to meet the fluidity of the immersive medium that is the Internet.pt_BR
dc.description.resumoO fenômeno emergente da convergência midiática vem há algum tempo modificando a relação já estabelecida entre o público e o jornalismo. Juntamente com as tecnologias informacionais que tanto modificaram as práticas e os processos comunicacionais, alterando a lógica de produção e de consumo das notícias, que são consideradas a matéria prima do jornalismo. Diante desse contexto, onde a cultura participativa e a inteligência coletiva promovem maior participação e colaboração dos interagentes e interatores, principalmente nas redes sociais digitais. A pesquisa pretende discutir e identificar a maneira como a transição da notícia entre os diferentes meios tem se dado, de forma específica na rede social twitter, que é a rede social de interesse nesse estudo. Para tentar compreender a maneira como os elementos estéticos empregados na construção da notícia potencializam ou limitam seu alcance na rede, assim como seu o fluxo da notícia é alterado com o emprego de tais elementos, os perfis do jornal O Globo e dos Jornalistas Livres no microbloging serão analisados, afim de identificar até que ponto essa notícia é configurada ou reconfigurada para atender a fluidez desse meio imersivo que é a internetpt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Comunicação Socialpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectJornalismopt_BR
dc.subjectTwitterpt_BR
dc.subjectNotíciapt_BR
dc.subjectElementos estéticospt_BR
dc.subjectRedes sociaispt_BR
dc.subjectJournalismpt_BR
dc.subjectTwitterpt_BR
dc.subjectNewspt_BR
dc.subjectAesthetic Elementspt_BR
dc.subjectSocial networkspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpt_BR
dc.titleJornalismo em até 280 caracteres: a construção da notícia no Twitter sob a perspectiva das mídias tradicional e independentept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Comunicação (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons