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Tipo: Tese
Título: Avaliação em larga escala da alfabetização: os casos de Paebes Alfa, Proalfa e Spaece Alfa
Autor(es): Rezende, Wagner Silveira
Primeiro Orientador: Micarello, Hilda Aparecida Linhares da Silva
Membro da banca: Teixeira, Beatriz de Basto
Membro da banca: Magrone, Eduardo
Membro da banca: Bonamino, Alice Maria Catalano de
Membro da banca: Bicalho , Dalaine Cafiero
Resumo: Esta tese tem como objetivo analisar as principais características de três programas estaduais de avaliação da alfabetização no Brasil, no período entre 2009 e 2017: o Paebes Alfa, no Espírito Santo, o Proalfa, em Minas gerais, e o Spaece Alfa, no Ceará. A análise busca identificar semelhanças e diferenças entre esses programas a partir de dez critérios considerados importantes para o estudo de políticas de avaliação na alfabetização. A proposição desses critérios para a análise dos programas é uma das contribuições da tese. Cada um dos critérios e os motivos de sua escolha são apresentados no capítulo 4. Parte da literatura sobre políticas públicas critica o excesso de trabalhos destinados à descrição de programas, sem estabelecer vínculos com o macrocontexto político, conforme discussão apresentada no capítulo 1. Contudo, no caso da avaliação da alfabetização, chama atenção a escassez de trabalhos dessa natureza. O capítulo 3 dedica-se a analisar a produção acadêmica sobre a avaliação da alfabetização em três periódicos relevantes na área de educação no Brasil (Estudos em Avaliação Educacional; Revista Brasileira de Educação e Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos) e no banco de teses e dissertações da Capes, constatando o pouco interesse da pesquisa em educação sobre o tema. Conforme discussão apresentada no capítulo 2, as avaliações educacionais em larga escala passaram a ocupar um espaço cada vez mais central no contexto das políticas educacionais, ao mesmo tempo em que a alfabetização tornou-se prioritária na agenda dos governos. Apesar disso, a avaliação da alfabetização permanece sem um enfrentamento adequado pela pesquisa em educação. Com base em pesquisa documental e em entrevistas com atores que desempenharam papéis importantes nos três programas analisados, espera-se, com a presente tese, apontar caminhos para a pesquisa educacional preencher essa lacuna.
Abstract: This thesis aims to analyze the main characteristics of three literacy assessement programs of the states in Brazil, between 2009 and 2017: Paebes Alfa, in Espírito Santo; Proalfa, in Minas Gerais; and Spaece Alfa, in Ceará. The analysis seeks to identify similarities and differences between these programs based on ten important criteria for the research of literacy assessment policies. The proposition of these criteria for the analysis of the programs is one contribuition of the thesis. Each criterion and the reasosn for their choice are presented in chapter 4. Part of literature on public policies criticizes the excess of researches aimed at describing programs, without links with the political context (this is discussed in the chapter 1). However, in the case of literacy assessment, there is little research with such objectives. The chapter 3 is dedicated to analyzing the research on the literacy assessment in three relevant educational journals in Brazil (Estudos em Avaliação Educacional; Revista Brasileira de Educação e Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos) and in the thesis and dissertation database of Capes, realizing that there is little interest of education research on the topic. The chapter 2 discusses how large-scale educational assessment have come to occupy a central place in the context of educational policies at the same time that literacy has become a priority on government’s agenda. However, the literacy assessment remains without adequate confrontation by educational research. Based on documentary research and interviews with actors who played important roles in the three programs analyzed, we hope with this thesis to present ways for educational research to fill this gap.
Palavras-chave: Avaliação da alfabetização
Avaliação em larga escala
Paebes alfa
Proalfa
Spaece alfa
Literacy assessment
Educational assessment
Paebes alfa
Proalfa
Spaece alfa
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11773
Data do documento: 25-Mai-2020
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação (Teses)



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