Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11773
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
wagnersilveirarezende.pdfPDF/A4.11 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Micarello, Hilda Aparecida Linhares da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0228497864141491pt_BR
dc.contributor.referee1Teixeira, Beatriz de Basto-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4199390197375366pt_BR
dc.contributor.referee2Magrone, Eduardo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0261655106007003pt_BR
dc.contributor.referee3Bonamino, Alice Maria Catalano de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.referee4Bicalho , Dalaine Cafiero-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.creatorRezende, Wagner Silveira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5372700780542200pt_BR
dc.date.accessioned2020-10-27T12:45:15Z-
dc.date.available2020-10-22-
dc.date.available2020-10-27T12:45:15Z-
dc.date.issued2020-05-25-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11773-
dc.description.abstractThis thesis aims to analyze the main characteristics of three literacy assessement programs of the states in Brazil, between 2009 and 2017: Paebes Alfa, in Espírito Santo; Proalfa, in Minas Gerais; and Spaece Alfa, in Ceará. The analysis seeks to identify similarities and differences between these programs based on ten important criteria for the research of literacy assessment policies. The proposition of these criteria for the analysis of the programs is one contribuition of the thesis. Each criterion and the reasosn for their choice are presented in chapter 4. Part of literature on public policies criticizes the excess of researches aimed at describing programs, without links with the political context (this is discussed in the chapter 1). However, in the case of literacy assessment, there is little research with such objectives. The chapter 3 is dedicated to analyzing the research on the literacy assessment in three relevant educational journals in Brazil (Estudos em Avaliação Educacional; Revista Brasileira de Educação e Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos) and in the thesis and dissertation database of Capes, realizing that there is little interest of education research on the topic. The chapter 2 discusses how large-scale educational assessment have come to occupy a central place in the context of educational policies at the same time that literacy has become a priority on government’s agenda. However, the literacy assessment remains without adequate confrontation by educational research. Based on documentary research and interviews with actors who played important roles in the three programs analyzed, we hope with this thesis to present ways for educational research to fill this gap.pt_BR
dc.description.resumoEsta tese tem como objetivo analisar as principais características de três programas estaduais de avaliação da alfabetização no Brasil, no período entre 2009 e 2017: o Paebes Alfa, no Espírito Santo, o Proalfa, em Minas gerais, e o Spaece Alfa, no Ceará. A análise busca identificar semelhanças e diferenças entre esses programas a partir de dez critérios considerados importantes para o estudo de políticas de avaliação na alfabetização. A proposição desses critérios para a análise dos programas é uma das contribuições da tese. Cada um dos critérios e os motivos de sua escolha são apresentados no capítulo 4. Parte da literatura sobre políticas públicas critica o excesso de trabalhos destinados à descrição de programas, sem estabelecer vínculos com o macrocontexto político, conforme discussão apresentada no capítulo 1. Contudo, no caso da avaliação da alfabetização, chama atenção a escassez de trabalhos dessa natureza. O capítulo 3 dedica-se a analisar a produção acadêmica sobre a avaliação da alfabetização em três periódicos relevantes na área de educação no Brasil (Estudos em Avaliação Educacional; Revista Brasileira de Educação e Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos) e no banco de teses e dissertações da Capes, constatando o pouco interesse da pesquisa em educação sobre o tema. Conforme discussão apresentada no capítulo 2, as avaliações educacionais em larga escala passaram a ocupar um espaço cada vez mais central no contexto das políticas educacionais, ao mesmo tempo em que a alfabetização tornou-se prioritária na agenda dos governos. Apesar disso, a avaliação da alfabetização permanece sem um enfrentamento adequado pela pesquisa em educação. Com base em pesquisa documental e em entrevistas com atores que desempenharam papéis importantes nos três programas analisados, espera-se, com a presente tese, apontar caminhos para a pesquisa educacional preencher essa lacuna.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAvaliação da alfabetizaçãopt_BR
dc.subjectAvaliação em larga escalapt_BR
dc.subjectPaebes alfapt_BR
dc.subjectProalfapt_BR
dc.subjectSpaece alfapt_BR
dc.subjectLiteracy assessmentpt_BR
dc.subjectEducational assessmentpt_BR
dc.subjectPaebes alfapt_BR
dc.subjectProalfapt_BR
dc.subjectSpaece alfapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleAvaliação em larga escala da alfabetização: os casos de Paebes Alfa, Proalfa e Spaece Alfapt_BR
dc.typeTesept_BR
Appears in Collections:Doutorado em Educação (Teses)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons