https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11743
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
vandapinheirodelacerdafreitas.pdf | PDF/A | 88.4 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
vandapinheirodelacerdafreitas.pdf | 2.73 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Dissertação |
Título: | Ensino contextualizado dos tempos verbais: relato de experiência vivida como forma de aproximação entre escola e família |
Autor(es): | Freitas, Vanda Pinheiro de Lacerda |
Primeiro Orientador: | Sigiliano, Natália Sathler |
Membro da banca: | Ferreira, Helena Maria |
Membro da banca: | Gonçalves, José Carlos |
Resumo: | A aproximação da escola com a família tem se constituído como um desafio na atualidade. A escola vem galgando a passos lentos nesse sentido, pois muitas vezes tenta abarcar múltiplas funções educacionais e, dentre estas, várias que deveriam ser de responsabilidade da família. Além disso, nota-se um desinteresse dos responsáveis pela vida escolar dos filhos na sala de aula, objeto desta análise. Junto a isso - e mais especificamente atrelado ao ensino de língua portuguesa - foi identificada nessa sala de aula pouca percepção da importância dos tempos verbais para a construção do relato e da narrativa. Nesse contexto, em conjunto com um trabalho específico de desenvolvimento de ensino-aprendizagem de língua portuguesa, este trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta para a aproximação de duas esferas sociais com base nas reflexões de Castro e Regattieri (2009), que propõem o uso da expressão “escola-família”, considerando que a iniciativa de aproximação dessas duas instituições está a cargo da escola na maioria das vezes. Por entender que o papel da escola é ser formador por completo do aluno, criando condições para o exercício da cidadania (BRASIL, 1998), a presente pesquisa trouxe a proposta de um ensino reflexivo dentro do gênero relato de experiência vivida. Através do gênero, instigou-se a análise, a reflexão e a sistematização de aspectos linguísticos no que tange ao uso dos tempos verbais para a construção e a progressão do relato numa proposta de ensino pautada na Análise Linguística e no ensino contextualizado dos aspectos gramaticais (MENDONÇA, 2006; GERALDI, 2012; ANTUNES, 2014). Para tanto, a intervenção foi estruturada de forma a promover uma aliança entre escola e família e paralelamente proporcionar reflexão linguística através das produções textuais e do estudo dos tempos verbais que permeiam as etapas da intervenção. A questão que norteia o trabalho, portanto, é a de que o gênero escolhido tem o potencial tanto de aproximar as instituições citadas, por abordar aspectos da vida familiar como tema, quanto de possibilitar um ambiente textual em que os tempos verbais desempenham função relevante. Como resultados da aplicação da intervenção, pode-se afirmar que a aproximação entre a escola e a família foi intensificada, o que reverberou em considerável contribuição para um melhor desenvolvimento pessoal e escolar de boa parte dos alunos. No que tange ao aspecto linguístico, evidenciou-se que houve ganhos, pois os alunos passaram a reconhecer o papel dos tempos verbais no gênero relato de experiência, de forma a perceber não só a identificação de tempos verbais mais recorrentes nesse gênero, mas, principalmente, suas nuances de sentido na construção dos textos. Cerca de metade dos pais passaram a participar ativamente dos momentos em que foram solicitados e, ao fim da intervenção, relataram sobre a importância de se dar continuidade a esse tipo de trabalho na escola. Acompanha esta dissertação um Caderno Pedagógico, composto por uma considerável gama de atividades linguísticas reflexivas para os alunos, que pode se constituir em uma ferramenta que auxiliará professores, gestores e especialistas educacionais na construção de uma escola mais interativa com a comunidade escolar. |
Abstract: | The approach of the school with the family has been a challenge today. The school has been progressing slowly in this direction, as it often tries to embrace multiple educational functions and, among these, several that should be the responsibility of the family. In addition, there is a detachment and disinterest of those responsible in the school life of children in the classroom, which is the aim of this analyze. Along with this – and more specifically linked to the teaching of Portuguese – was identified in this classroom little perception of the importance of verbal tenses for the construction of the report and narrative. In this context, together with a specific work of development of Portuguese language teaching-learning, this paper aims to present a proposal for the approximation of two social spheres based on Castro and Regattieri’s (2009) reflections that propose the use of the expression “school-family”, considering that the initiative of approximation of these two institutions is in charge of the school most of the time. Understanding that the role of the school is to be the student’s complete educator, creating conditions for the exercise of citizenship (BRAZIL, 1998), the present research brought the proposal of a reflective teaching within the lived experience report genre. Through the genre, the analysis, reflection and systematization of linguistic aspects were instigated regarding the use of verbal tenses for the construction and progression of the report in a teaching proposal based on Linguistic Analysis and the contextualized teaching of grammar aspects (MENDONÇA, 2006; GERALDI, 2012; ANTUNES, 2014). To this end, the intervention was structured in a way to promote an alliance between school and family and, in parallel, to provide linguistic reflection through the textual productions and study of the verbal tenses that permeate the intervention stages. The guiding hypothesis, therefore, is that the chosen genre has the potential both to bring the institutions mentioned closer together, by addressing aspects of family life as a theme, and to enable a textual environment in which tenses play a relevant role. As a result of the intervention’s application, it can be stated that the approximation between school and family was intensified, which reverberated in considerable contribution to a better personal and school development of most students. Regarding the linguistic aspect, it was evidenced that there were gains, as the students began to recognize the role of verbal tenses in the experience report genre, in order to understand not only the identification of more recurrent tenses in this genre, but mainly their nuances of meaning in the construction of texts. About half of the parents actively participated in the moments when they were asked and reported on the importance of continuing this type of work in school at the end of the intervention. Accompanying this dissertation is a Pedagogical Notebook, composed of a considerable range of reflective linguistic activities for students, which can be a tool that will assist teachers, managers and educational specialists in building a more interactive school with the school community. |
Palavras-chave: | Escola e família Gêneros textuais Análise linguística Tempos verbais School and family Textual genres Linguistic analysis Verbal times |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Letras |
Programa: | Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras) |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11743 |
Data do documento: | 12-Mar-2020 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS (Dissertações) |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons