Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11685
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
wendervicenteteixeirademoura.pdfPDF/A2.41 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Dissertação
Title: Desafios na implementação das diretrizes da educação do campo em uma escola estadual do leste de Minas Gerais
Author: Moura, Wender Vicente Teixeira de
First Advisor: Oliveira, Julvan Moreira de
Referee Member: Neubert, Luiz Flávio
Referee Member: Benfica, Welessandra Aparecida
Resumo: A presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Programa de Pósgraduação Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP), do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/ UFJF). O caso de gestão a ser estudado irá discutir os Projetos Político Pedagógico (PPP) das escolas do campo, mais especificamente da Escola Estadual José Teixeira Franco, localizada em Expedicionário Alicio, distrito do município de Aimorés/ MG. Esta análise foi feita a partir do atual PPP, com foco nas Diretrizes da Educação do Campo e o fazer pedagógico da escola. O objeto da pesquisa surge diante do fato de se tratar de uma instituição com perfil de escola do campo, mas com um PPP que não contempla tais diretrizes. Portanto, busca-se investigar as limitações que a escola enfrenta para implementar em seu cotidiano as Diretrizes da Educação do Campo de Minas Gerais. A partir de um questionário respondido pelos alunos, com o auxílio ou não dos pais e da ficha de matrícula dos discentes, foi verificada a predominância maciça de alunos diretamente ligados ao campo. Para o aprofundamento do tema, buscou-se a leitura de textos e dissertações sobre Educação do Campo para enriquecer o referencial teórico. Em seguida, fizemos uma pesquisa de campo com entrevistas para verificar a possibilidade de se ter uma escola do campo e para o campo. Portanto, a pesquisa objetiva identificar e analisar os desafios que a gestão de uma escola estadual do leste de Minas Gerais enfrenta para consolidar as diretrizes das escolas do campo em seu currículo e no PPP, com vistas a vivenciar as diretrizes da educação do campo na instituição educacional. Busca-se ainda desvendar esse perfil e indicar alternativas para a implantação das citadas diretrizes no PPP e currículo da escola, a fim de assegurar uma educação voltada para a realidade dos alunos, aliando qualidade e realidade. Assim, a educação pode ser um instrumento de fomento da sucessão rural, da perpetuação das famílias de agricultores familiares através de seus descendentes. Essa pesquisa abrangeu a equipe gestora, professores, profissionais da escola e comunidade escolar, bem como os órgãos administrativos hierarquicamente superiores.
Abstract: This dissertation was developed within the scope of the Professional Graduate Program in Education Management and Evaluation (PPGP), of the Center for Public Policy and Educational Evaluation of the Federal University of Juiz de Fora (CAEd/ UFJF). The case studied discussed the Pedagogical Political Projects (PPP) of the field schools, specifically the José Teixeira Franco State School, located in Expedicionário Alicio, a district of Aimorés/ MG. This analysis based on the current PPP, focusing on the Field Education Guidelines and the pedagogical practice of the school. The research object arises from the fact that it is dealing with a school that has a profile of a field school, but its PPP does not include such guidelines. Therefore we sought to investigate the limitations that this school faces to implement in its daily life the Education Guidelines of the Field of Minas Gerais. Since from a questionnaire answered by students with or without the help of parents, and the registration card of the students, there was a massive predominance of students directly linked to the field. Seeking to deep in the theme, I devoted to reading texts and dissertations that dealt with the field education theme to enrich my theoretical framework, and then we did a field research with interviews and questionnaires to verify the possibility of having a school of the field and for the field. Therefore, the research aims to identify and analyze the challenges that the management of José Teixeira Franco State School faces to consolidate the guidelines of the Minas Gerais field schools in its curriculum and PPP, with a view to experience the field education guidelines in the educational institution, it also sought to unveil this profile and to indicate alternatives for the implementation of the mentioned guidelines in the PPP and school curriculum, in order to ensure an education focused on the students' reality, combining quality and reality. Thus education may be an instrument for fomentation rural succession, which is the perpetuation of families of family farmers through their descendants. This research covered the management team, teachers, school professionals, and school community involved, as well as the hierarchically superior administrative departament.
Keywords: Diretrizes da educação do campo
Projeto político pedagógico
Educação do campo
Field education guidelines
Field education
Pedagogical political project
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Program: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11685
Issue Date: 31-Oct-2019
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.