https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11658
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
luizpauloxisto.pdf | PDF/A | 23.71 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Clase: | Dissertação |
Título : | Educação financeira na educação de jovens e adultos (eja): buscando uma visão empreendedora para estudantes adultos no município de Irupi - ES. |
Autor(es): | Xisto, Luiz Paulo |
Orientador: | Kistemann Junior, Marco Aurélio |
Miembros Examinadores: | Souza, Fabiano dos Santos |
Miembros Examinadores: | Silva, Leonardo José da |
Resumo: | O presente trabalho possui como tema central a Educação Financeira, ao buscar compreender como é visto o Empreendedorismo por um grupo de educandos e educandas da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Esta pesquisa foi realizada no 2° Ano do Ensino Médio da EJA, na escola pública do município de Irupi, Espírito Santo. Refere-se a uma abordagem qualitativa que investigou, por intermédio de uma pesquisa-ação, como são formadas as tomadas de decisão destes estudantes na hora de consumir, planejar ou investir, e assim nos proporcionar uma maior compreensão sobre a realidade financeiro-econômica na qual estão inseridos. Embasada teoricamente nos princípios da Educação Matemática Crítica de Ole Skovsmose, no Modelo dos Campos Semânticos (MCS) de Romulo Campos Lins, na Inteligência Financeira de Gustavo Cerbasi e nas convicções de Maria da Conceição Ferreira Reis Fonseca, para a EJA. O estudo foi desenvolvido com o propósito de responder à pergunta diretriz: Quais significados são produzidos pelos indivíduos-consumidores da Educação de Jovens e Adultos (EJA) perante situações-problemas que envolvam consumo, investimento e planejamento financeiro de modo a influenciar, positivamente, as possíveis ações empreendedoras? O propósito foi investigar a influência que essas questões possuem em prol da formação de indivíduos-consumidores conscientes (KISTEMANN JR, 2011) e com grande potencial empreendedor. Como resultado de nossa investigação, apresentamos um Guia de Atividades como Produto Educacional, no qual obteve suas questões validadas durante as etapas desta investigação. Este material oferece possibilidades e direcionamentos, para que futuros educadores possam motivar e capacitar indivíduos da EJA nas questões financeiras e no que se refere ao Empreendedorismo. A relevância desta pesquisa encontra-se na ampliação de trabalhos em Educação Matemática e Educação Financeira, objetivando problematizar teoria e prática no âmbito da EJA. |
Resumen : | The present study, which has as its central theme the Financial Education, the research was carried out in a group of students and educators of the Education of Young and Adults (EJA), was held in the 2nd Year of High School EJA. , in the public school of the municipality of Irupi, Espirito Santo. It is a qualitative approach that investigates, through an opinion poll, how the decision-making is embedded. We are theoretically based on the ideas of Ole Skovsmose Critical Mathematics, Romulo Campos Lins Semantic Model (MCS), Gustavo Cerbasi Financial Intelligence, and the convictions of Maria da Conceição Ferreira Reis Fonseca for the EJA. What meanings are produced by individuals-consumers of Youth and Adult Education (EJA) in the face of problem situations that involve consumption, investment and financial planning in order to positively influence possible entrepreneurial actions? We aim to investigate the effectiveness of the concept of conscious consumer-individuals (KISTEMANN JR, 2011) and with great entrepreneurial potential. As a result of our investigation, I present an Activity Guide as an Educational Product, in which your questions were validated during the stages of this investigation. This material offers possibilities and directions, so that future educators can motivate and train individuals from EJA in financial matters and with regard to Entrepreneurship. The relevance of this research is found in the expansion of works in Mathematical Education and Financial Education aiming to problematize theory and practice within the scope of EJA. |
Palabras clave : | Educação financeira Educação de jovens e adultos (EJA) Empreendedorismo Tomadas de decisão Financial education Youth and adult education (EJA) Entrepreneurship Decision making |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla de la Instituición: | UFJF |
Departamento: | ICE – Instituto de Ciências Exatas |
Programa: | Mestrado Profissional em Matemática (PROFMAT) |
Clase de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ |
URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11658 |
Fecha de publicación : | 24-abr-2020 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado Acadêmico em Matemática (Dissertações) |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons