Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11658
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
luizpauloxisto.pdfPDF/A23.71 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisor1Kistemann Junior, Marco Aurélio-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0321706175094911pt_BR
dc.contributor.referee1Souza, Fabiano dos Santos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Leonardo José da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.creatorXisto, Luiz Paulo-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1199150185311252pt_BR
dc.date.accessioned2020-09-03T12:03:54Z-
dc.date.available2020-09-03-
dc.date.available2020-09-03T12:03:54Z-
dc.date.issued2020-04-24-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11658-
dc.description.abstractThe present study, which has as its central theme the Financial Education, the research was carried out in a group of students and educators of the Education of Young and Adults (EJA), was held in the 2nd Year of High School EJA. , in the public school of the municipality of Irupi, Espirito Santo. It is a qualitative approach that investigates, through an opinion poll, how the decision-making is embedded. We are theoretically based on the ideas of Ole Skovsmose Critical Mathematics, Romulo Campos Lins Semantic Model (MCS), Gustavo Cerbasi Financial Intelligence, and the convictions of Maria da Conceição Ferreira Reis Fonseca for the EJA. What meanings are produced by individuals-consumers of Youth and Adult Education (EJA) in the face of problem situations that involve consumption, investment and financial planning in order to positively influence possible entrepreneurial actions? We aim to investigate the effectiveness of the concept of conscious consumer-individuals (KISTEMANN JR, 2011) and with great entrepreneurial potential. As a result of our investigation, I present an Activity Guide as an Educational Product, in which your questions were validated during the stages of this investigation. This material offers possibilities and directions, so that future educators can motivate and train individuals from EJA in financial matters and with regard to Entrepreneurship. The relevance of this research is found in the expansion of works in Mathematical Education and Financial Education aiming to problematize theory and practice within the scope of EJA.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho possui como tema central a Educação Financeira, ao buscar compreender como é visto o Empreendedorismo por um grupo de educandos e educandas da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Esta pesquisa foi realizada no 2° Ano do Ensino Médio da EJA, na escola pública do município de Irupi, Espírito Santo. Refere-se a uma abordagem qualitativa que investigou, por intermédio de uma pesquisa-ação, como são formadas as tomadas de decisão destes estudantes na hora de consumir, planejar ou investir, e assim nos proporcionar uma maior compreensão sobre a realidade financeiro-econômica na qual estão inseridos. Embasada teoricamente nos princípios da Educação Matemática Crítica de Ole Skovsmose, no Modelo dos Campos Semânticos (MCS) de Romulo Campos Lins, na Inteligência Financeira de Gustavo Cerbasi e nas convicções de Maria da Conceição Ferreira Reis Fonseca, para a EJA. O estudo foi desenvolvido com o propósito de responder à pergunta diretriz: Quais significados são produzidos pelos indivíduos-consumidores da Educação de Jovens e Adultos (EJA) perante situações-problemas que envolvam consumo, investimento e planejamento financeiro de modo a influenciar, positivamente, as possíveis ações empreendedoras? O propósito foi investigar a influência que essas questões possuem em prol da formação de indivíduos-consumidores conscientes (KISTEMANN JR, 2011) e com grande potencial empreendedor. Como resultado de nossa investigação, apresentamos um Guia de Atividades como Produto Educacional, no qual obteve suas questões validadas durante as etapas desta investigação. Este material oferece possibilidades e direcionamentos, para que futuros educadores possam motivar e capacitar indivíduos da EJA nas questões financeiras e no que se refere ao Empreendedorismo. A relevância desta pesquisa encontra-se na ampliação de trabalhos em Educação Matemática e Educação Financeira, objetivando problematizar teoria e prática no âmbito da EJA.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICE – Instituto de Ciências Exataspt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Matemática (PROFMAT)pt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-ShareAlike 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/*
dc.subjectEducação financeirapt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultos (EJA)pt_BR
dc.subjectEmpreendedorismopt_BR
dc.subjectTomadas de decisãopt_BR
dc.subjectFinancial educationpt_BR
dc.subjectYouth and adult education (EJA)pt_BR
dc.subjectEntrepreneurshippt_BR
dc.subjectDecision makingpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.titleEducação financeira na educação de jovens e adultos (eja): buscando uma visão empreendedora para estudantes adultos no município de Irupi - ES.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece en las colecciones: Mestrado Acadêmico em Matemática (Dissertações)



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons