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Type: Dissertação
Title: Gestão do quadro de pessoal: relações entre as Escolas Estaduais e a Superintendência Regional de Ensino de Governador Valadares
Author: Francisco, Flávia da Silva Gomes
First Advisor: Oliveira, Rita de Cássia
Referee Member: Castro, Maria Cristina Drumond e
Referee Member: Domingues Junior, Paulo Lourenço
Resumo: A presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública (PPGP), do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). Trata-se de estudo sobre a administração do quadro de pessoal realizada por doze escolas estaduais da Superintendência Regional de Ensino de Governador Valadares (SRE/GV). A gestão do quadro de pessoal é descentralizada e realizada nas escolas estaduais de Minas Gerais, enquanto o setor de pagamento recebe esses processos de trabalho de forma centralizada. Entre um processo e outro identificou-se lacunas nos procedimentos administrativos, que devem ser resolvidas de modo a não comprometer o resultado dessa gestão. A documentação referente às ocorrências na vida profissional dos servidores advém das escolas e é a fonte de alimentação para o Sistema de Administração de Pessoal (Sisap), as suas incorreções podem ser reproduzidas nos contracheques e na vida funcional desses servidores. Tais problemas podem gerar: a) falta de pagamento; b) contracheques com valores a maior; c) contracheques com valores a menor; d) incorreções na história funcional dos servidores. Esses erros são graves, passíveis de serem caracterizados como atos de improbidade administrativa e culminar em processos de judicialização. Portanto, o objetivo foi identificar as principais dificuldades daqueles que atuam na gestão documental do quadro de pessoal nas escolas e planejar ações para auxiliá-los. Por meio deste estudo, foi possível, pensar estratégias exequíveis para otimizar o trabalho nas escolas e, consequentemente, na SRE/GV. Os principais subsídios teóricos estão ligados à Lück (2009), Araújo (2017), Oliveira (2014), Paro (2010), Alvarenga Neto (2005), Eulálio (2017). A pesquisa foi qualitativa, efetivada pela aplicação de questionários estruturados e realização de entrevistas individuais semiestruturadas. Os dados apurados indicaram para uma dificuldade em emitir os documentos com base no emprego de códigos específicos e diante de orientações complexas, que também precisam ser geridas. O Plano de Ação Educacional (PAE) propõe estratégias para aprimorar esse trabalho e atenuar os problemas diagnosticados através de uma ferramenta de interação on-line, organizada para uma consulta rápida e segura no que se refere aos processos e procedimentos informacionais destinados à gestão e escrituração de ocorrências no quadro de pessoal escolar, culminando em uma alimentação promissora do Sistema de Administração de Pessoal do Estado de Minas Gerais e demais sistemas da SRE.
Abstract: The present dissertation was developed in scope of the Post-Graduation Program in Management and Evaluation of the Public Schooling (PPGP) in the Center of Public Policies and Evaluation of the Education at Federal University of Juiz de Fora (CAEd/UFJF). This is a study on the management of the staff conducted by twelve state schools of the Governador Valadares Regional Teaching Superintendence (SRE/GV). The management of the staff is decentralized and performed in state schools of Minas Gerais, while the payment sector receives these work processes centrally. Between one process and another, gaps were identified in the administrative procedures, which must be resolved so as not to compromise the outcome of this management. The documentation regarding the occurrences in the professional life of the servers comes from the schools and are the power supply for the Personnel Administration System (Sisap), their inaccuracies can be reproduced on the paychecks and the functional life of these servers. Such problems may lead to: a) non-payment; b) paychecks with larger values; c) lower paychecks; d) inaccuracies in the functional history of the servers. These errors are serious, and can be characterized as acts of administrative misconduct and culminate in judicialization processes. Therefore, the objective was to identify the main difficulties of those who work in the documentary management of staff in schools and to plan actions to assist them. Through this study, it was possible to think of feasible strategies to optimize work in schools and, consequently, in SRE/GV. The main theoretical subsidies are related to Luck (2009), Araújo (2017), Oliveira (2014), Paro (2010), Alvarenga Neto (2005), Eulálio (2017). The research was qualitative, carried out by applying structured questionnaires and conducting semi-structured individual interviews. The investigated data indicated a difficulty in issuing documents based on the use of specific codes and facing complex guidelines, which also need to be managed. The Educational Action Plan (PAE) proposes strategies to improve this work and alleviate the problems diagnosed through an online interaction tool, organized for quick and safe consultation regarding processes and informational procedures for management and occurrences bookkeeping in the school staff records, culminating in a promising feed of the Personnel Management System of the State of Minas Gerais and other SRE systems.
Keywords: Gestão educacional
Gestão do Conhecimento
Gestão de pessoas
Educational management
Knowledge management
People Management
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Program: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11650
Issue Date: 20-Dec-2019
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



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