https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11649
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
mariadefatimareis.pdf | PDF/A | 2.24 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Dissertação |
Título: | As denúncias apuradas pelo serviço de inspeção relacionadas à gestão de pessoas: um estudo de caso na Superintendência Regional de Ensino de Varginha |
Autor(es): | Reis, Maria de Fátima |
Primeiro Orientador: | Ferreira, Victor Cláudio Paradela |
Membro da banca: | Castro, Maria Cristina Drumond e |
Membro da banca: | Costa, Débora Vargas Ferreira |
Resumo: | A presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O objetivo geral foi analisar quais ações podem ser implementadas para reduzir os problemas geradores de denúncias relacionadas à Gestão de Pessoas que são recebidas e apuradas pelo serviço de inspeção da Superintendência Regional de Ensino de Varginha. A denúncia é o meio pelo qual o agente público ou particular comunica à Administração Pública a ocorrência de possíveis irregularidades no serviço público. A metodologia utilizada envolveu um estudo de caso, por meio de uma abordagem qualitativa, sendo utilizadas pesquisa documental e entrevistas para o levantamento de informações na pesquisa de campo. Procurou-se verificar as dificuldades de atuação dos entrevistados (inspetores e diretores) no trato das questões relativas à Gestão de Pessoas. Os resultados da pesquisa demonstram pouco conhecimento dos gestores e inspetores sobre essa temática e indicam: as principais dificuldades destes em atuar nessa dimensão; a pouca comunicação entre a gestão escolar e a comunidade; a deficiência no processo de apuração de denúncia no que diz respeito à aplicação e ao acompanhamento das medidas saneadoras. A principal causa indicada é a falta de formação e treinamentos nessa dimensão, oferecidos tanto pela SEE quanto pela SREV. Diante disso, visando a minimizar o volume de denúncias com este teor, o Plano de Ação Educacional (PAE) sugere ações que poderão ser adotadas para enfrentar os problemas diagnosticados. |
Abstract: | The present dissertation is developed in scope of the Post-Graduation Program in Management and Evaluation of the Public Schooling (PPGP) in the Center of Public Policies and Evaluation of the Education at Federal University of Juiz de Fora (CAEd/UFJF). The overall objective was to analyze what actions can be implemented to reduce complaints related to the management of people who are received and cleared by the inspection service of the Varginha Regional Teaching Superintendence. Denunciation is the means by which the public or private agent communicates to the Public Administration the occurrence of possible irregularities in the public service. The methodology used involved a case study through a qualitative approach, using documentary research and interviews to gather information in the field research. We sought to verify the difficulties of performance of respondents (inspectors and directors) in dealing with issues related to people management. The research results show little knowledge of managers and inspectors on this theme, indicate their main difficulties in acting in this dimension; poor communication between school management and the community; deficiency in the process of finding a complaint regarding the application and follow-up of remedial measures. The main cause indicated is the lack of formation and training in this dimension, offered by both SEE and SREV. Therefore, in order to minimize the volume of complaints with this content, the Educational Action Plan (PAE) suggests actions that may be taken to address the diagnosed problems. |
Palavras-chave: | Inspeção escolar Ouvidoria escolar Gestão educacional School inspection Complaints People management |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Educação |
Programa: | Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11649 |
Data do documento: | 19-Dez-2019 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações) |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons