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dc.contributor.advisor1Ferreira, Victor Cláudio Paradela-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4377823656746439pt_BR
dc.contributor.referee1Castro, Maria Cristina Drumond e-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8402406521255088pt_BR
dc.contributor.referee2Costa, Débora Vargas Ferreira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8509529172867577pt_BR
dc.creatorReis, Maria de Fátima-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2020-09-02T12:40:55Z-
dc.date.available2020-09-01-
dc.date.available2020-09-02T12:40:55Z-
dc.date.issued2019-12-19-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11649-
dc.description.abstractThe present dissertation is developed in scope of the Post-Graduation Program in Management and Evaluation of the Public Schooling (PPGP) in the Center of Public Policies and Evaluation of the Education at Federal University of Juiz de Fora (CAEd/UFJF). The overall objective was to analyze what actions can be implemented to reduce complaints related to the management of people who are received and cleared by the inspection service of the Varginha Regional Teaching Superintendence. Denunciation is the means by which the public or private agent communicates to the Public Administration the occurrence of possible irregularities in the public service. The methodology used involved a case study through a qualitative approach, using documentary research and interviews to gather information in the field research. We sought to verify the difficulties of performance of respondents (inspectors and directors) in dealing with issues related to people management. The research results show little knowledge of managers and inspectors on this theme, indicate their main difficulties in acting in this dimension; poor communication between school management and the community; deficiency in the process of finding a complaint regarding the application and follow-up of remedial measures. The main cause indicated is the lack of formation and training in this dimension, offered by both SEE and SREV. Therefore, in order to minimize the volume of complaints with this content, the Educational Action Plan (PAE) suggests actions that may be taken to address the diagnosed problems.pt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O objetivo geral foi analisar quais ações podem ser implementadas para reduzir os problemas geradores de denúncias relacionadas à Gestão de Pessoas que são recebidas e apuradas pelo serviço de inspeção da Superintendência Regional de Ensino de Varginha. A denúncia é o meio pelo qual o agente público ou particular comunica à Administração Pública a ocorrência de possíveis irregularidades no serviço público. A metodologia utilizada envolveu um estudo de caso, por meio de uma abordagem qualitativa, sendo utilizadas pesquisa documental e entrevistas para o levantamento de informações na pesquisa de campo. Procurou-se verificar as dificuldades de atuação dos entrevistados (inspetores e diretores) no trato das questões relativas à Gestão de Pessoas. Os resultados da pesquisa demonstram pouco conhecimento dos gestores e inspetores sobre essa temática e indicam: as principais dificuldades destes em atuar nessa dimensão; a pouca comunicação entre a gestão escolar e a comunidade; a deficiência no processo de apuração de denúncia no que diz respeito à aplicação e ao acompanhamento das medidas saneadoras. A principal causa indicada é a falta de formação e treinamentos nessa dimensão, oferecidos tanto pela SEE quanto pela SREV. Diante disso, visando a minimizar o volume de denúncias com este teor, o Plano de Ação Educacional (PAE) sugere ações que poderão ser adotadas para enfrentar os problemas diagnosticados.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado em Gestão e Avaliação em Educação Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectInspeção escolarpt_BR
dc.subjectOuvidoria escolarpt_BR
dc.subjectGestão educacionalpt_BR
dc.subjectSchool inspectionpt_BR
dc.subjectComplaintspt_BR
dc.subjectPeople managementpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleAs denúncias apuradas pelo serviço de inspeção relacionadas à gestão de pessoas: um estudo de caso na Superintendência Regional de Ensino de Varginhapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



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