https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1162
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
kellertadeulopes.pdf | 5.34 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Clase: | Dissertação |
Título : | Uma investigação sobre o ensino de porcentagem no 6º ano do ensino fundamental |
Autor(es): | Lopes, Keller Tadeu |
Orientador: | Silva, Amarildo Melchiades da |
Miembros Examinadores: | Kistemann Junior, Marco Aurélio |
Miembros Examinadores: | Oliveira, Rosana de |
Resumo: | O propósito deste trabalho foi desenvolver um conjunto de tarefas, orientadas por pressupostos teóricos, sobre o tema porcentagem, e que teve como principal objetivo estimular a produção de significados dos estudantes quando submetidos a atividades de resolver tarefas sobre porcentagem. A pesquisa foi de cunho qualitativo e desenvolvida com duas duplas de alunos do 6º ano do Ensino Fundamental no município de Santana do Deserto – MG. A pesquisa apresentou as seguintes questões diretrizes: como elaborar um conjunto de tarefas que envolvam o tema porcentagem, para uso em salas de aula do 6º ano do Ensino Fundamental, que estimulem a produção de significados dos alunos e qual a produção de significados dos estudantes para as tarefas propostas. Alguns dos nossos resultados mostraram que os alunos utilizaram regras para resolverem os problemas propostos e na ausência de algum dado no enunciado que pudesse impossibilitar o uso dessas regras, os sujeitos de pesquisa apresentaram dificuldades em encontrar outra estratégia de resolução que não fosse o uso das mesmas. O referencial teórico utilizado na análise da leitura da produção de significados dos estudantes foi o Modelo dos Campos Semânticos. O conjunto de tarefas constituiu-se num produto educacional para uso de professores de matemática em sala de aulas do Ensino Fundamental. |
Resumen : | The study purpose was to develop set of tasks, guided by theoretical assumptions, about percentage that had as main objective to stimulate the production of meanings of students when they have to do some activities to solve tasks on percentage. The survey was of a qualitative nature and developed with two pairs of students in the elementary school sixth grade in Santana do Deserto-MG. The research presented the following issues: how to develop a set of tasks that involved the topic percentage, for use in classrooms of the sixth grade of elementary school, that stimulated the production of meanings of the students and what the production of meanings of the students to the tasks proposed. Some of our results showed that students used rules to solve the problems proposed. Then, in any data absence in the utterance that could preclude the use of these rules, the student researched presented difficulties in finding another resolution strategy that was not the use of the same. The theoretical framework used in the reading analysis of the production of meanings of the students was the model of Semantic Fields. The set of tasks consisted in an educational product for use of mathematician teachers in elementary school classroom. |
Palabras clave : | Educação Matemática Produção de Significados Porcentagem Ensino Fundamental Mathematics Education Production of Meanings Percentage Elementary School |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal de Juiz de Fora |
Sigla de la Instituición: | UFJF |
Departamento: | ICE – Instituto de Ciências Exatas |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Educação Matemática |
Clase de Acesso: | Acesso Aberto |
URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1162 |
Fecha de publicación : | 24-oct-2013 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado Profissional em Educação Matemática (Dissertações) |
Los ítems de DSpace están protegidos por licencias Creative Commons, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.