Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1162
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
kellertadeulopes.pdf5.34 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Silva, Amarildo Melchiades da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791022U0pt_BR
dc.contributor.referee1Kistemann Junior, Marco Aurélio-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4537856E4pt_BR
dc.contributor.referee2Oliveira, Rosana de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.brpt_BR
dc.creatorLopes, Keller Tadeu-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4594281A6pt_BR
dc.date.accessioned2016-04-24T03:37:14Z-
dc.date.available2016-04-11-
dc.date.available2016-04-24T03:37:14Z-
dc.date.issued2013-10-24-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1162-
dc.description.abstractThe study purpose was to develop set of tasks, guided by theoretical assumptions, about percentage that had as main objective to stimulate the production of meanings of students when they have to do some activities to solve tasks on percentage. The survey was of a qualitative nature and developed with two pairs of students in the elementary school sixth grade in Santana do Deserto-MG. The research presented the following issues: how to develop a set of tasks that involved the topic percentage, for use in classrooms of the sixth grade of elementary school, that stimulated the production of meanings of the students and what the production of meanings of the students to the tasks proposed. Some of our results showed that students used rules to solve the problems proposed. Then, in any data absence in the utterance that could preclude the use of these rules, the student researched presented difficulties in finding another resolution strategy that was not the use of the same. The theoretical framework used in the reading analysis of the production of meanings of the students was the model of Semantic Fields. The set of tasks consisted in an educational product for use of mathematician teachers in elementary school classroom.pt_BR
dc.description.resumoO propósito deste trabalho foi desenvolver um conjunto de tarefas, orientadas por pressupostos teóricos, sobre o tema porcentagem, e que teve como principal objetivo estimular a produção de significados dos estudantes quando submetidos a atividades de resolver tarefas sobre porcentagem. A pesquisa foi de cunho qualitativo e desenvolvida com duas duplas de alunos do 6º ano do Ensino Fundamental no município de Santana do Deserto – MG. A pesquisa apresentou as seguintes questões diretrizes: como elaborar um conjunto de tarefas que envolvam o tema porcentagem, para uso em salas de aula do 6º ano do Ensino Fundamental, que estimulem a produção de significados dos alunos e qual a produção de significados dos estudantes para as tarefas propostas. Alguns dos nossos resultados mostraram que os alunos utilizaram regras para resolverem os problemas propostos e na ausência de algum dado no enunciado que pudesse impossibilitar o uso dessas regras, os sujeitos de pesquisa apresentaram dificuldades em encontrar outra estratégia de resolução que não fosse o uso das mesmas. O referencial teórico utilizado na análise da leitura da produção de significados dos estudantes foi o Modelo dos Campos Semânticos. O conjunto de tarefas constituiu-se num produto educacional para uso de professores de matemática em sala de aulas do Ensino Fundamental.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Forapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICE – Instituto de Ciências Exataspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educação Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Matemáticapt_BR
dc.subjectProdução de Significadospt_BR
dc.subjectPorcentagempt_BR
dc.subjectEnsino Fundamentalpt_BR
dc.subjectMathematics Educationpt_BR
dc.subjectProduction of Meaningspt_BR
dc.subjectPercentagept_BR
dc.subjectElementary Schoolpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.titleUma investigação sobre o ensino de porcentagem no 6º ano do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Educação Matemática (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.