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Tipo: Dissertação
Título: Análise das variáveis referentes ao contexto dos alunos da Escola Estadual Doutor Humberto Sanches, que influenciam em seu desempenho nas avaliações externas do PROEB em matemática
Autor(es): Santos, Bruna Rangel Dos
Primeiro Orientador: Ferreira, Clécio da Silva
Membro da banca: Soares, Tufi Machado
Membro da banca: Carvalho, Debora Cristina Alexandre Bastos e Monteiro de
Resumo: O presente caso de gestão, desenvolvido no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF), apresenta um estudo acerca das possíveis variáveis externas, referentes ao contexto dos alunos, que influenciam em seus desempenhos nas avaliações em larga escala. Desse modo, traçou-se como objetivo principal identificar e analisar os possíveis fatores que têm influenciado no baixo índice de desempenho dos alunos do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Doutor Humberto Sanches, localizada em São Lourenço-MG, nas avaliações externas, especificamente no PROEB e na área de Matemática. O PROEB é uma avaliação externa, aplicada nas escolas públicas de Minas Gerais, que busca realizar um censo e diagnosticar aspectos da educação no Estado. A pesquisa se justifica a partir da análise de resultados do PROEB que indicam que a referida escola apresenta aproximadamente 88% de seus alunos entre os níveis baixo e intermediário e apenas 8,9% entre os níveis recomendado e avançado. A análise dos resultados do PROEB compreendeu o período de 2013 a 2017 e os dados foram obtidos a partir do Sistema de Monitoramento da Aprendizagem (CAEd/UFJF). Entende-se que o contexto em que o aluno está inserido influencia em seu desempenho nas avaliações externas. Sendo assim, buscou-se elaborar uma relação entre os resultados do PROEB e a realidade dos alunos. A influência de fatores externos no desempenho dos alunos foi avaliada a partir das seguintes variáveis: vulnerabilidade social e econômica, alimentação e violência. Como instrumento de coleta de dados, utilizou-se a pesquisa bibliográfica e documental, visando à obtenção de índices numéricos correspondentes às variáveis abordadas e à vulnerabilidade do contexto estudado. Estes dados foram obtidos por diferentes meios e analisados utilizando-se os modelos de regressão multinível. A partir do reconhecimento das particularidades e fragilidades do entorno escolar, verificou-se a vulnerabilidade socioeconômica, a violência e a inexpressiva participação da família na educação dos alunos, sendo então estabelecido um comparativo com a literatura existente. Tendo em vista o contexto abordado, este trabalho se preocupou ainda em traçar um plano de ação, pautado na Pedagogia Empreendedora, que possa permitir a professores e alunos uma nova relação com a Matemática e também com as demais disciplinas e que proporcione melhores resultados nas avaliações externas. Por fim, uma das premissas da pesquisa empreendida foi estabelecer elementos que possam colaborar para a melhoria dos resultados dos alunos no PROEB.
Abstract: The present management case, developed within the scope of the Professional Master's in Education Management and Evaluation (PPGP) from the Center for Public Policy and Education Evaluation at the Federal University of Juiz de Fora (CAEd / UFJF), presents a study on the possible variables external, relative to the students' context, which influence their performance in large-scale assessments. Thus, the main objective was to identify and analyze the possible factors that have influenced the low performance index of students in the 3rd year of high school at the Escola Estadual Doutor Humberto Sanches, located in São Lourenço-MG, in external evaluations, specifically in PROEB and in the area of Mathematics. PROEB is an external evaluation, applied in public schools in Minas Gerais, which seeks to carry out a census and diagnose aspects of education in the State. The research is justified based on the analysis of PROEB results, which indicate that the school has approximately 88% of its students between the low and intermediate levels and only 8.9% between the recommended and advanced levels. The analysis of the PROEB results covered the period from 2013 to 2017 and the data were obtained from the Learning Monitoring System (CAEd / UFJF). It is known that the context in which the student is inserted influences his performance in external evaluations. Therefore, we sought to elaborate a relationship between the PROEB results and the students' reality. The influence of external factors on student performance was assessed based on the following variables: social and economic vulnerability, food and violence. As a data collection instrument, bibliographic and documentary research was used, aiming at obtaining numerical indexes corresponding to the variables addressed and the vulnerability of the studied context. These data were obtained by different means and analyzed using multilevel regression models. Based on the recognition of the particularities and weaknesses of the school environment, socioeconomic vulnerability, violence and the inexpressive participation of the family in the education of the students were verified, and a comparison was established with the existing literature. In view of the context presented, this work was also concerned with drawing up an action plan, based on Entrepreneurial Pedagogy, which can allow teachers and students to have a new relationship with Mathematics and also with the other subjects and which provides better results in evaluations. external. Finally, one of the premises of the research undertaken was to establish elements that can collaborate for the improvement of the students' results in PROEB.
Palavras-chave: PROEB
Influências extraescolares
Modelos de regressão multinível
Comunidades de aprendizagem
Matemática
Extra-school influences
Multilevel regression models
Learning Communities
Mathematics
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11626
Data do documento: 24-Jan-2020
Aparece nas coleções:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



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