Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11592
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
mireileaparecidagomessousa.pdfPDF/A16.06 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Dissertação
Title: Desafios e possibilidades da aprendizagem em matemática nos anos finais do Ensino Fundamental na escola Estadual Professor José Américo Barbosa - Mato Verde - Minas Gerais
Author: Sousa, Mireile Aparecida Gomes
First Advisor: Câmara dos Santos, Marcelo
Referee Member: Kistemann Júnior, Marco Aurélio
Referee Member: Lourenço, Joyce Louback
Resumo: A presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O caso de gestão estudado analisa os desafios e possibilidades da aprendizagem em Matemática nos anos Finais do Ensino Fundamental na Escola Estadual Professor José Américo Barbosa (EEPFJAB) na cidade de Mato Verde – Minas Gerais. Localizada no extremo norte de Minas Gerais, a escola atende a alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Mesmo com muitas carências educacionais, próprias da região norte do Estado, os alunos desta escola apresentam resultados satisfatórios demonstrados no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), nas avaliações estaduais e nas Olimpíadas Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e Privadas (Obmep). No entanto, ao analisar os dados internos da escola, percebe-se que, parte dos alunos da instituição apresenta dificuldades de aprendizagem na disciplina. O desenvolvimento deste estudo de caso, ampara-se em uma metodologia qualitativa, pautada em entrevistas, questionários, análise de documentos da escola e sites oficiais. Os objetivos definidos para este estudo foram: analisar como as práticas pedagógicas têm influenciado nos resultados do ensino da Matemática na escola, identificar as dificuldades no processo de aprendizagem da Matemática e traçar um perfil desses alunos da EEPFJAB. Para respaldar a análise dos eixos centrais da pesquisa: Formação de professores; Enturmação dos alunos nas classes de estudo; Desafios da Educação Matemática e as práticas avaliativas neste contexto; Foram confrontadas os dados da pesquisa com autores selecionados para construir o referencial teórico. Após a descrição e análise dos dados, constatou-se que mesmo diante de todo esforço da equipe escolar no processo de ensino da Matemática, a forma de enturmação dos alunos nas classes de estudo maximiza as diferenças na aprendizagem entre alunos da escola. O que culminou na apresentação de um Plano de Ação Educacional (PAE) com estratégias de trabalho capaz de conduzir professores e equipe pedagógica a reavaliar o trabalho, com estratégias diferenciadas, a fim de evitar a estratificação de conhecimentos dentro da escola e produzir saberes que atendam a todos os alunos.
Abstract: The present dissertation was developed within the ambit of the “Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública (PPGP)” of the Center for Public Policies and Education Evaluation of the Federal University of Juiz de Fora (CAEd / UFJF). The management case studied analyzes the challenges and possibilities of learning in Mathematics in the final years of Elementary School in the “Escola Estadual Professor José Américo Barbosa (EEPFJAB)” in the city of Mato Verde - Minas Gerais. Located in the extreme north of Minas Gerais, the school serves students from the 6th to the 9th year of elementary school. Even with many educational deficiencies, typical of the northern part of the state, the students of this school have satisfactory results demonstrated in the “Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB)”, in the state assessments and in the “Olimpíadas Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e Privadas (OBMEP)”. However, when analyzing the internal data of the school, it is noticed that part of the students of the institution presents learning difficulties in the subject. The development of this case study is based on a qualitative methodology, based on interviews, questionnaires, analysis of school documents and official websites. The objectives defined for this study were: to analyze how the pedagogical practices have influenced the results of the teaching of Mathematics in the school, to identify the difficulties in the teaching process of Mathematics and to draw a profile of these students of the defined school. To support the analysis of the central axes of the research: Teacher training; Adaptation of the students in the classes of study; Mathematics Education Challenges and evaluative practices in this context. The research data were compared with selected authors to construct the theoretical framework. After describing and analyzing the data, it was found that even in the face of all school team effort in the teaching process in Mathematics, the way students adapt to the study classes maximizes differences in learning among school students. This culminated in the presentation of “Plano de Ação Educacional (PAE)” with work strategies capable of leading teachers and pedagogical team to revaluate the work with different strategies in order to avoid stratification of knowledge within the school and produce knowledge that meet to all students.
Keywords: Avaliação externa
Olimpíadas de matemática
Gestão pedagógica
Educação matemática
Enturmação
Desafios de aprendizagem
External evaluation
Mathematics olympics
Educational management
Mathematics education
Adaptation
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Program: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11592
Issue Date: 31-Jul-2019
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons