Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11592
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
mireileaparecidagomessousa.pdfPDF/A16.06 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Câmara dos Santos, Marcelo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4785455419210090pt_BR
dc.contributor.referee1Kistemann Júnior, Marco Aurélio-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0321706175094911pt_BR
dc.contributor.referee2Lourenço, Joyce Louback-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5031782796726405pt_BR
dc.creatorSousa, Mireile Aparecida Gomes-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1210590048967646pt_BR
dc.date.accessioned2020-08-13T03:51:33Z-
dc.date.available2020-08-10-
dc.date.available2020-08-13T03:51:33Z-
dc.date.issued2019-07-31-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11592-
dc.description.abstractThe present dissertation was developed within the ambit of the “Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública (PPGP)” of the Center for Public Policies and Education Evaluation of the Federal University of Juiz de Fora (CAEd / UFJF). The management case studied analyzes the challenges and possibilities of learning in Mathematics in the final years of Elementary School in the “Escola Estadual Professor José Américo Barbosa (EEPFJAB)” in the city of Mato Verde - Minas Gerais. Located in the extreme north of Minas Gerais, the school serves students from the 6th to the 9th year of elementary school. Even with many educational deficiencies, typical of the northern part of the state, the students of this school have satisfactory results demonstrated in the “Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB)”, in the state assessments and in the “Olimpíadas Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e Privadas (OBMEP)”. However, when analyzing the internal data of the school, it is noticed that part of the students of the institution presents learning difficulties in the subject. The development of this case study is based on a qualitative methodology, based on interviews, questionnaires, analysis of school documents and official websites. The objectives defined for this study were: to analyze how the pedagogical practices have influenced the results of the teaching of Mathematics in the school, to identify the difficulties in the teaching process of Mathematics and to draw a profile of these students of the defined school. To support the analysis of the central axes of the research: Teacher training; Adaptation of the students in the classes of study; Mathematics Education Challenges and evaluative practices in this context. The research data were compared with selected authors to construct the theoretical framework. After describing and analyzing the data, it was found that even in the face of all school team effort in the teaching process in Mathematics, the way students adapt to the study classes maximizes differences in learning among school students. This culminated in the presentation of “Plano de Ação Educacional (PAE)” with work strategies capable of leading teachers and pedagogical team to revaluate the work with different strategies in order to avoid stratification of knowledge within the school and produce knowledge that meet to all students.pt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O caso de gestão estudado analisa os desafios e possibilidades da aprendizagem em Matemática nos anos Finais do Ensino Fundamental na Escola Estadual Professor José Américo Barbosa (EEPFJAB) na cidade de Mato Verde – Minas Gerais. Localizada no extremo norte de Minas Gerais, a escola atende a alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Mesmo com muitas carências educacionais, próprias da região norte do Estado, os alunos desta escola apresentam resultados satisfatórios demonstrados no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), nas avaliações estaduais e nas Olimpíadas Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e Privadas (Obmep). No entanto, ao analisar os dados internos da escola, percebe-se que, parte dos alunos da instituição apresenta dificuldades de aprendizagem na disciplina. O desenvolvimento deste estudo de caso, ampara-se em uma metodologia qualitativa, pautada em entrevistas, questionários, análise de documentos da escola e sites oficiais. Os objetivos definidos para este estudo foram: analisar como as práticas pedagógicas têm influenciado nos resultados do ensino da Matemática na escola, identificar as dificuldades no processo de aprendizagem da Matemática e traçar um perfil desses alunos da EEPFJAB. Para respaldar a análise dos eixos centrais da pesquisa: Formação de professores; Enturmação dos alunos nas classes de estudo; Desafios da Educação Matemática e as práticas avaliativas neste contexto; Foram confrontadas os dados da pesquisa com autores selecionados para construir o referencial teórico. Após a descrição e análise dos dados, constatou-se que mesmo diante de todo esforço da equipe escolar no processo de ensino da Matemática, a forma de enturmação dos alunos nas classes de estudo maximiza as diferenças na aprendizagem entre alunos da escola. O que culminou na apresentação de um Plano de Ação Educacional (PAE) com estratégias de trabalho capaz de conduzir professores e equipe pedagógica a reavaliar o trabalho, com estratégias diferenciadas, a fim de evitar a estratificação de conhecimentos dentro da escola e produzir saberes que atendam a todos os alunos.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado em Gestão e Avaliação em Educação Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAvaliação externapt_BR
dc.subjectOlimpíadas de matemáticapt_BR
dc.subjectGestão pedagógicapt_BR
dc.subjectEducação matemáticapt_BR
dc.subjectEnturmaçãopt_BR
dc.subjectDesafios de aprendizagempt_BR
dc.subjectExternal evaluationpt_BR
dc.subjectMathematics olympicspt_BR
dc.subjectEducational managementpt_BR
dc.subjectMathematics educationpt_BR
dc.subjectAdaptationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleDesafios e possibilidades da aprendizagem em matemática nos anos finais do Ensino Fundamental na escola Estadual Professor José Américo Barbosa - Mato Verde - Minas Geraispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons