Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11523
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
regisalcantaracypriano.pdf1.43 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Ferramentas de geração de ideias para melhora contínua e gestão do conhecimento: o caso de uma empresa automobilística
Autor(es): Cypriano, Régis Alcântara
Primeiro Orientador: Ferreira, Victor Cláudio Paradela
Membro da banca: Costa, Débora Vargas Ferreira
Membro da banca: Kirchmair, Débora Magalhães
Resumo: O presente trabalho aborda o caso de uma empresa automobilística localizada em Juiz de Fora que obteve nos últimos anos um crescimento no quantitativo de ideias implementadas pelos trabalhadores, com a finalidade de ocasionar melhoria contínua dos processos produtivos ou administrativos. O estudo, cujos resultados serão aqui apresentados, teve como objetivo geral identificar os fatores que determinaram a elevação do número de ideias no Plano de Melhoria Contínua da empresa, por parte dos funcionários do setor de produção. Foi necessário compreender as ações realizadas pela organização para engajar os funcionários na geração de ideias, como, por exemplo, a aplicação do conceito de Gestão de Conhecimento. Ficou clara a importância do senso de pertencimento dos indivíduos em relação à organização. Destacou-se também o empoderamento gerado ao trabalhador pela possibilidade de contribuir ativamente na tomado de decisão de diversas atividades, independente de nível hierárquico. São abordadas também ferramentas como brainstorming, storytelling, LEGO Serious Play, Design Thinking, dentre outras técnicas e ferramentas voltadas para a disseminação do conhecimento. Para a condução desta pesquisa, cabe destacar que foram utilizados procedimentos metodológicos, em que este estudo possuiu orientação qualitativa, por meio da interpretação da realidade estudada a partir da percepção do pesquisador, em meio a análise de documentos disponibilizados pela organização para a observação do fenômeno ocorrido. O estudo permitiu compreender a importância dos diversos métodos adotados para a obtenção da melhoria contínua dos processos pelo incremento na geração de ideias, acarretando na sustentabilidade de uma organização em seu mercado de atuação.
Abstract: -
Palavras-chave: Gestão de conhecimento
Gestão participativa
Melhoria contínua
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11523
Data do documento: 26-Nov-2019
Aparece nas coleções:Administração - Campus JF - TCC Graduação



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons