Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11523
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
regisalcantaracypriano.pdf1.43 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Ferreira, Victor Cláudio Paradela-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4377823656746439pt_BR
dc.contributor.referee1Costa, Débora Vargas Ferreira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8509529172867577pt_BR
dc.contributor.referee2Kirchmair, Débora Magalhães-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7233880369804113pt_BR
dc.creatorCypriano, Régis Alcântara-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2020-03-05T15:15:43Z-
dc.date.available2020-03-05T15:15:43Z-
dc.date.issued2019-11-26-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11523-
dc.description.abstract-pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho aborda o caso de uma empresa automobilística localizada em Juiz de Fora que obteve nos últimos anos um crescimento no quantitativo de ideias implementadas pelos trabalhadores, com a finalidade de ocasionar melhoria contínua dos processos produtivos ou administrativos. O estudo, cujos resultados serão aqui apresentados, teve como objetivo geral identificar os fatores que determinaram a elevação do número de ideias no Plano de Melhoria Contínua da empresa, por parte dos funcionários do setor de produção. Foi necessário compreender as ações realizadas pela organização para engajar os funcionários na geração de ideias, como, por exemplo, a aplicação do conceito de Gestão de Conhecimento. Ficou clara a importância do senso de pertencimento dos indivíduos em relação à organização. Destacou-se também o empoderamento gerado ao trabalhador pela possibilidade de contribuir ativamente na tomado de decisão de diversas atividades, independente de nível hierárquico. São abordadas também ferramentas como brainstorming, storytelling, LEGO Serious Play, Design Thinking, dentre outras técnicas e ferramentas voltadas para a disseminação do conhecimento. Para a condução desta pesquisa, cabe destacar que foram utilizados procedimentos metodológicos, em que este estudo possuiu orientação qualitativa, por meio da interpretação da realidade estudada a partir da percepção do pesquisador, em meio a análise de documentos disponibilizados pela organização para a observação do fenômeno ocorrido. O estudo permitiu compreender a importância dos diversos métodos adotados para a obtenção da melhoria contínua dos processos pelo incremento na geração de ideias, acarretando na sustentabilidade de uma organização em seu mercado de atuação.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração e Ciências Contábeispt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectGestão de conhecimentopt_BR
dc.subjectGestão participativapt_BR
dc.subjectMelhoria contínuapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.titleFerramentas de geração de ideias para melhora contínua e gestão do conhecimento: o caso de uma empresa automobilísticapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Appears in Collections:Administração - Campus JF - TCC Graduação



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons