Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11513
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
brunotavaresdesouza.pdf547.76 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Um estudo de como os produtores de cervejas artesanais de Juiz de Fora definem suas escolhas mercadológicas
Autor(es): Souza, Bruno Tavares de
Primeiro Orientador: Santos, Gilmar José dos
Membro da banca: Sampaio, Danilo de Oliveira
Membro da banca: Santos Junior, Ary Ferreira dos
Resumo: Dado o aumento do número de microcervejarias no Brasil nas últimas décadas, o mercado de venda de cervejas artesanais vem se tornando cada vez mais competitivo, exigindo assim estratégias mais eficientes desses empreendedores. Este estudo buscou entender como um grupo de dez produtores de cervejas artesanais de Juiz de Fora definem suas escolhas mercadológicas. Partiu-se também de uma proposição inicial que essas escolhas não são feitas com base nos preceitos teóricos, mas sim na percepção do próprio empreendedor. Para atingir os objetivos propostos e responder o problema de pesquisa, os dados coletados foram obtidos por meio de entrevistas em profundidade, com um roteiro semiestruturado e perguntas abertas. Estes dados foram classificados e analisados de acordo com a técnica de análise temática, sendo divididos em eixos temáticos. Com base nos resultados, percebe-se que as escolhas mercadológicas dos entrevistados são baseadas na própria experiência e intuição, mesmo que algumas ferramentas de marketing sejam utilizadas. Foi constado que a grande maioria não possui um plano de marketing formalizado, não faz pesquisa de mercado através de estudos ou empresas especializadas de gestão de marketing e também tem grande influência dos mestres cervejeiros nas tomadas de decisões estratégicas. Também foi identificado a diferença de profissionalismo entre as microcervejarias e as cervejarias ciganas, o uso de um ponto fixo como principal ponto de venda da marca e a dificuldade em logística de todos os empreendimentos.
Abstract: -
Palavras-chave: Marketing
Marketing em micro e pequenas empresas
Empreendedorismo
Microcervejarias
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO:: MARKETING
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11513
Data do documento: 2-Dez-2019
Aparece nas coleções:Administração - Campus JF - TCC Graduação



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons