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Tipo: Dissertação
Título: Inovação no setor lácteo do Estado de Minas Gerais: análise sobre avanços e dificuldades enfrentadas pelas indústrias de laticínios
Título(s) alternativo(s): Innovation in the milk sector of Minas Gerais state: analysis of advances and difficulties faced by the dairy industry
Autor(es): Castro, Tatiana Gomes Sant’Ana de
Primeiro Orientador: Stock, Lorildo Aldo
Co-orientador: Siqueira, Kennya Beatriz
Membro da banca: Assis, Airdem Gonçalves de
Membro da banca: Vilela, Duarte
Membro da banca: Verneque, Rui da Silva
Membro da banca: Leite, José Luiz Bellini
Resumo: O leite é um dos mais importantes alimentos na mesa dos brasileiros. Todavia, o alcance da inovação tem sido um grande desafio para os laticínios no Brasil. A necessidade de aumento de produtividade e de desenvolvimento de novos produtos lácteos tem tornado a inovação essencial na busca por vantagem competitiva na indústria de laticínios. O objetivo do presente estudo foi analisar o setor lácteo do estado de Minas Gerais em termos de seu perfil inovador. Foi utilizado o Radar da Inovação, como ferramenta de mensuração do Grau de Inovação. O estudo teve a participação de 29 indústrias de laticínios representando 44% do leite inspecionado no estado em 2018. Investimentos em marca, cadeia de fornecimento e plataforma foram identificados como as estratégias de inovação mais importantes para a indústria de laticínios mineira. Os desafios levantados foram linhas de financiamento, acesso a fontes externas de conhecimento e dificuldade no estabelecimento de parcerias. Concluiu-se que a organização do setor lácteo em formato de rede a partir de parcerias entre iniciativa privada e instituições de ciência, tecnologia e inovação é essencial para a prática da inovação aberta como forma de promover inovação no setor lácteo.
Abstract: Milk is one of the most important food sources on a Brazilians table. However, the scope of innovation has been the major challenge for the Brazilian dairy industry. The need for increased productivity and the development of new dairy products has turn innovation essential to pursuit competitiveness advantage in the dairy industry. The aim of the present study was to analyze the dairy sector of Minas Gerais State in terms of its innovative profile. The Innovation Radar was used as a tool for measuring the degree of innovation. The study involved 29 dairy industries representing 44% of the state's ´formal´ milk in 2018. Investments in brand, supply chain and platform were identified as the most important strategies for the industry. The challenges are the access to external financial sources, sources of knowledge and the difficulty in establishing partnerships. It was concluded that the organization of the dairy sector in a network format and based on a partnership between private initiatives and science and technology institutions is essential for a practice of an open innovation as a way to bring innovation to the dairy sector.
Palavras-chave: Mercado
Competitividade
Produtividade.
Market
Competitiveness
Productivity
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FARMACIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Farmácia
Programa: Mestrado Profissional em Ciência e Tecnologia do Leite e Derivados (EPAMIG)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11489
Data do documento: 28-Ago-2019
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ciência e Tecnologia do Leite e Derivados (Dissertações)



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