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Type: Dissertação
Title: Das Reinações de Narizinho ao Oitavo Vilarejo: uma proposta de ampliação do repertório literário do jovem leitor
Author: Rodrigues, Aline Mariano da Silva
First Advisor: Nogueira, Elza de Sá
Referee Member: Pereira, Valéria Cristina Ribeiro
Referee Member: Botelho, Patrícia Pedrosa
Resumo: O presente trabalho se insere no âmbito do ensino de literatura e propõe uma abordagem da literatura maravilhosa no sexto ano do Ensino Fundamental, buscando ampliar o repertório que os alunos possuem relativamente a esse gênero de narrativa, em geral adquirido através da leitura dos contos de fadas na infância. A ampliação de repertório pretendida se refere à compreensão de como opera a fusão do real e do maravilhoso, tão comum em narrativas juvenis contemporâneas, buscando a tradição literária que alimenta essa estratégia. A abordagem se iniciará com a obra fundadora Alice no país das maravilhas e suas releituras por Monteiro Lobato, em Narizinho Arrebitado, e Tim Burton, no filme homônimo de 2010. O foco é a passagem de um mundo comum para um mundo maravilhoso, através do chamado para atravessar uma espécie de portal (a toca do coelho em Alice e a caverna que conduz ao Reino das Águas Claras do príncipe-rei peixe em Narizinho), e o retorno ao mundo comum. Na releitura de Lobato, o maravilhoso passa a integrar o mundo comum, com a volta de Emília falando, o que acaba por subverter o modelo herdado de Lewis Carroll. No filme de Tim Burton, ressalta também o uso do modelo mítico da Jornada do Herói, tal como analisado por Joseph Campbell em O herói de mil faces, modelo muito comum nas séries de fantasia contemporâneas. A narrativa juvenil contemporânea selecionada para este trabalho é o primeiro volume da série brasileira As aventuras de Tibor Lobato, de Gustavo Rosseb, que dialoga diretamente com a obra de Monteiro Lobato, sendo muito marcada também pelo modelo mítico da Jornada do Herói. Esperamos que os alunos sejam capazes de perceber as relações intertextuais, tanto em relação à obra de Lobato, quanto em relação à Jornada do Herói, bem como o modo específico como se dá a fusão do real e do maravilhoso nessa narrativa. A metodologia empregada é da pesquisa-ação, que possibilita a cooperação da professora-pesquisadora juntamente aos alunos do sexto ano do ensino fundamental de uma escola estadual de Juiz de Fora, Minas Gerais. O projeto está ancorado nos conceitos de repertório literário (Wolfgang Iser); de maravilhoso (Tzvetan Todorov, Nelly Novaes Coelho); de jornada do herói (Joseph Campbell, Christopher Vogler).
Abstract: The present work is included in the field of literature teaching and applies a wonderful literature approach in elementary school, seeking to broaden or repertoire that students appreciate the narrative genre, generally acquired by reading fairy tales in childhood. The intended repertoire broadening refers to the understanding of how the fusion of the real and the wonderful operates, so common in contemporary youth narratives, seeking the literary tradition that feeds this strategy. The approach will begin with the founding work Alice in Wonderland and its rereadings by Monteiro Lobato in Snub Nose and Tim Burton in the 2010 film of the same name. The focus is on the passage from a common world to a wonderful world, through the call to traverse a kind of portal (the rabbit hole in Alice and the cave that leads to the prince-king Fish's Clearwater Kingdom in Nose), and the return to the ordinary world. In the rereading of Lobato, the marvelous becomes part of the common world, with the return of Emilia speaking, which eventually subverts the model inherited from Lewis Carroll. In Tim Burton's film, he also emphasizes the use of the mythical Hero's Journey model, as analyzed by Joseph Campbell in The Hero of a Thousand Faces, a very common model in contemporary fantasy series. The contemporary youth narrative selected for this work is the first volume of the Brazilian series The Adventures of Tibor Lobato, by Gustavo Rosseb, which dialogues directly with Monteiro Lobato's work, and is also marked by the mythical model of the Hero's Journey. We hope that the students will be able to understand the intertextual relations, both in relation to Lobato's work and in relation to the Hero's Journey, as well as the specific way of merging the real and the wonderful in this narrative. The methodology used is action research, which enables the cooperation of the teacher-researcher with the students of the sixth grade of elementary school of a state school in Juiz de Fora, Minas Gerais. The project is anchored in the concepts of literary repertoire (Wolfgang Iser); wonderful (Vladimir Propp, Tzvetan Todorov, Nelly Novaes Rabbit); Hero's Journey (Joseph Campbell, Christopher Vogler).
Keywords: Ensino de literatura
Repertório literário
Maravilhoso
Jornada do herói
Alice no país das maravilhas
Monteiro Lobato
Narrativa juvenil contemporânea
Teaching of literature
Literary repertoire
Wonderful
Hero's journey
Alice in wonderland
Monteiro Lobato
Contemporary youth narrative
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Letras
Program: Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras)
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/11487
Issue Date: 30-Sep-2019
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS (Dissertações)



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